Primeira estrela Michelin em Portugal data de 1926 e a segunda chegou em 1936

  • Lusa
  • 19 Novembro 2018

O primeiro Guia Michelin ibérico data de 1910, mas seria preciso esperar até 1926 para surgir a primeira distinção em Portugal e mais dez anos para a segunda.

O primeiro Guia Michelin ibérico, considerada uma referência mundial na qualificação de restaurantes, data de 1910, mas seria preciso esperar até 1926 para surgir a primeira distinção e mais dez anos para chegar a segunda estrela.

Na história de mais de um século do Guia Michelin em Portugal, dois restaurantes detêm o recorde de longevidade: o Porto de Santa Maria (Cascais) teve uma estrela Michelin durante 25 anos (1984-2008), tantos como o Vila Joya (Albufeira), que ganhou a primeira estrela em 1994 e, cinco anos depois, conquistou a segunda estrela, distinção que mantém até hoje.

O Guia Michelin nasceu em França em 1900, como uma forma de ajudar a empresa a vender pneus, promovendo deslocações de carro para hotéis e restaurantes que avaliava. Dez anos depois, surgiu a edição de Espanha e Portugal e, três anos mais tarde, uma edição única para Portugal, que, ao longo dos anos, foi tendo algumas intermitências, ora não sendo editada ora juntando-se com o guia espanhol.

As distinções do guia vermelho são equiparadas aos óscares da gastronomia e têm três categorias: uma estrela (cozinha de grande finura, compensa parar), duas estrelas (cozinha excecional, vale a pena o desvio) e três estrelas (cozinha única, justifica a viagem).

De acordo com um levantamento de Antonio e Juan Cancela, dois irmãos espanhóis que detêm uma das duas coleções integrais dos guias Michelin no mundo, o Santa Luzia (Viana do Castelo) e o Hotel Mesquita (Vila Nova de Famalicão) foram os primeiros restaurantes portugueses a receber a primeira distinção, em 1929, que mantiveram, ambos, durante sete anos.

Em 1936 surgiu a primeira atribuição de duas estrelas a um restaurante português, o Escondidinho (Porto), que manteve durante três anos. Depois, seria preciso esperar mais de 60 anos para o Vila Joya alcançar a mesma distinção, em 1999.

Dos restaurantes portugueses distinguidos na edição de 2018, o Henrique Leis (Almancil, chef Henrique Leis) é o mais antigo, com uma estrela desde 2001, seguindo-se a Fortaleza do Guincho (Cascais, Miguel Rocha Vieira), desde 2002.

Atualmente, Portugal tem cinco restaurantes com duas estrelas Michelin: Vila Joya (chef Dieter Koschina); Ocean (Armação de Pêra, Hans Neuner); Belcanto (Lisboa, José Avillez), Il Gallo d’Oro (Funchal, Benôit Sinthon) e The Yeatman (Vila Nova de Gaia, Ricardo Costa), além de 18 restaurantes com uma estrela.

Na próxima quarta-feira, Lisboa acolhe, pela primeira vez, a gala de apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal, durante a qual serão anunciados quais os restaurantes que ganham, mantêm ou perdem estrelas na edição de 2019.

Durante a cerimónia, com cerca de 500 convidados, sete ‘chefs’ de restaurantes da região de Lisboa vão preparar um jantar: José Avillez (Belcanto, o único com duas estrelas na capital portuguesa), Henrique Sá Pessoa (Alma), Joachim Koerper (Eleven), João Rodrigues (Feitoria), Miguel Rocha Vieira (Fortaleza do Guincho), Sergi Arola (LAB) e Alexandre Silva (Loco), todos com uma estrela.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeira estrela Michelin em Portugal data de 1926 e a segunda chegou em 1936

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião