Facebook lança guia de Lisboa. E os cicerones são os locais

Rede social escolheu 25 líderes de grupos locais para apresentarem os seus "roteiros" na cidade de Lisboa. O guia está disponível online e, em papel, em inglês e português.

Facebook escolhe Lisboa para lançar primeiro guia para uma capital mundial.Facebook

Lisboa ganhou esta quarta-feira um guia da cidade com recomendações feitas pelos próprios locais. O Facebook desafiou as comunidades da cidade na rede social a fazerem parte da iniciativa e escolheu 25 que, pela diversidade e sugestões, figuram agora num guia publicado em português e em inglês e que será, numa primeira fase, distribuído com a revista Time Out e através de outros acordos com diversas entidades ligadas ao turismo da cidade.

 

“Tornar o mundo mais próximo é a missão do Facebook. E Lisboa e os lisboetas são pessoas apaixonadas pela cidade”, explica Lola Banos, diretora de comunicação do Facebook na Península Ibérica.

Foi a pensar nestas comunidades e nos conselhos que os locais podiam dar a quem vem de fora que o guia foi criado. Esta é a segunda vez que o Facebook organiza um guia de cidade — a estreia foi para Sevilha, apenas em versão castelhana — mas a primeira vez que o guia é impresso em duas línguas — português e inglês — e, que retrata uma capital. A escolha da capital quis celebrar Lisboa como European Leading City Destination pela World Travel Awards em 2018, mas com uma abordagem diferente: os guias da cidade são os próprios habitantes, que integram também algumas das comunidades mais significativas da cidade.

“O Facebook compilou as recomendações de 25 grupos que utilizam a plataforma para se juntarem em prol de causas e interesses comuns, para se encontrarem pessoalmente ou planearem atividades em grupo. O resultado é um guia que reflete toda a riqueza cultural tradicional de Lisboa e de locais inovadores, onde a cidade prospera, exprimindo uma combinação perfeita de tradições, bem como da inovação cosmopolita e tecnológica“, explica o Facebook.

Entre as dicas dos cicerones deste guia estão bairros tradicionais, gastronomia local, cultura tradicional, arte e história mas, também, sugestões nos bairros modernos e emergentes, cultura moderna, vida saudável e criatividade.

Helena Aguiar é uma das “amigas” da comunidade a dar conselhos aos turistas.

O guia, que será distribuído com a revista Time Out e, no futuro, também em alguns locais da cidade mediante parcerias ainda por anunciar, está disponível online em português e inglês. Além do guia, os líderes das 25 comunidades estão retratados numa exposição patente no segundo piso do Lisbon Story Centre, no Terreiro do Paço, até 25 de novembro.

Comentários ({{ total }})

Facebook lança guia de Lisboa. E os cicerones são os locais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião