Uber investe dois milhões para dar formação aos motoristas
A lei que regulamenta as plataformas eletrónicas de transporte impõe a formação dos motoristas. Uber tem 6.500.
A Uber vai investir dois milhões de euros em parcerias para a formação obrigatória dos motoristas imposta pela nova lei que regulamenta os veículos descaracterizados, anunciou a empresa esta quinta-feira.
A lei das plataformas de transporte em veículos descaracterizados entrou em vigor no início deste mês e obriga os motoristas a fazerem uma formação para se registarem junto do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT).
O curso terá módulos específicos sobre comunicação relações interpessoais, normas legais de condução, técnicas de condução, regulamentação da atividade, situações de emergência e primeiros socorros. Até ao final de fevereiro de 2019 os motoristas têm que submeter a nova licença para que possam continuar a trabalhar.
De acordo com a nova lei, este vai ser um processo a que os motoristas se terão que submeter de cinco em cinco anos. Para continuarem a trabalhar dentro da legalidade terão ainda que possuir um contrato escrito com um parceiro, que a ser a sua entidade empregadora.
No caso da Uber, as formações vão passar pela Prevenção Rodoviária Portuguesa, o Automóvel Clube de Portugal e a Segurança Máxima. Fonte oficial da Uber, refere que o “principal impacto” será na “comunidade de mais de 6.500 motoristas em Portugal que vai poder optar por ter acesso de forma conveniente a um programa de formação em condições vantajosas”.
A plataforma de transporte em veículos descaracterizados chegou a Portugal em julho de 2014 e está presente nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, na região do Algarve, Braga e Guimarães. Já foram feitos 1,8 milhões de downloads da aplicação da empresa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Uber investe dois milhões para dar formação aos motoristas
{{ noCommentsLabel }}