Portugal gastou 9,1% do PIB na saúde em 2016. Está no Top10 europeu

Nenhum dos países da União Europeia (UE) atribuiu menos de 5% do PIB às despesas na saúde. Em Portugal, os gastos com esta área corresponderam a 9,1% do PIB.

Quanto gasta Portugal com a saúde? Esta é uma área que tem um peso avultado no riqueza gerada anualmente pelo país, correspondendo a 9,1% do PIB. É mais do que o que acontece em Espanha, mas fica bastante aquém dos gastos das maiores economias europeias. Entre os países da União Europeia (UE), França é a que gasta mais.

Apesar das disparidades, nenhum dos países da UE atribuiu menos do que 5% do PIB às despesas na saúde, revelam os dados do gabinete de estatísticas da UE referentes a 2016. No ponto mais alto deste indicador na UE encontra-se França, que alocou 11,5% da sua riqueza para a saúde, contrastando com a Roménia, que despendeu 5% do PIB.

Em Portugal os gastos na área corresponderam a 16,8 milhões de euros. Já os custos da saúde para os franceses fixaram-se nos 257 milhões de euros, de acordo com o Eurostat. Na vizinha Espanha, cujo serviço de saúde é visto como uma referência, os gastos ascenderam aos 100 milhões de euros. As despesas espanholas na saúde corresponderam a 9% do PIB, ligeiramente abaixo do que se registou em Portugal.

Gastos com a saúde em percentagem do PIB, em 2016.Eurostat

Portugal posiciona-se mais abaixo na tabela quando se olha para os gastos per capita. O valor não chegou aos dois mil euros por habitante, enquanto em Espanha, as despesas ultrapassaram esta fasquia, bem como na Itália, Reino Unido e França. Em três Estados-membros (Luxemburgo, Suécia e Dinamarca), os gastos com a saúde por habitante foram superiores a cinco mil euros.

Na UE, verificou-se uma diferença de mais de cinco mil euros entre o valor mais baixo e o mais alto verificado em 2016. No Luxemburgo, gastaram-se 5.600 euros por habitante, enquanto na Roménia os custos fixaram-se nos 400 euros por habitante. Apesar de os luxemburgueses serem dos que gastam menos em comparação com o PIB, a população nacional ronda os 600 mil habitantes.

Gastos na saúde por habitante, em 2016.Eurostat

Em Portugal, o Orçamento do Estado para 2019 prevê um reforço de verbas para a Saúde em relação a 2018. A despesa do Serviço Nacional de Saúde crescerá 556 milhões de euros no próximo ano, e vai equivaler a 12,1% da despesa primária das Administrações Públicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal gastou 9,1% do PIB na saúde em 2016. Está no Top10 europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião