Empresa familiar de mármores já vende 3 milhões por ano para Pequim

  • Lusa
  • 1 Dezembro 2018

O mercado chinês representa cerca de 30% do volume de negócios da Mocapor, valor que a empresa espera vir a superar em 2019.

A Mocapor, empresa familiar de mármores de Alcanede, entrou na China em 1998, mercado que atualmente representa 30% do volume de faturação, o equivalente a três milhões de euros, disse à Lusa o responsável pela área de gestão.

“O mercado chinês representa cerca de três milhões de euros por ano. É um mercado no qual nós, se quiséssemos, conseguiríamos crescer […] Não queremos estar completamente concentrados neste mercado. Vendemos aquilo que queremos para o mercado chinês”, disse o responsável pela gestão e área comercial da empresa de mármores, Francisco Luís, em declarações à Lusa.

A relação da empresa do distrito de Santarém com o mercado chinês data de 1998, ano em que foi abordada pelos próprios empresários asiáticos. “Já tinham visto os nossos materiais. Existe uma feira anual em Verona [Itália] onde as empresas estão expostas. Paris é a capital da moda, assim como Itália é a capital da moda da pedra”, contou.

Porém, segundo o responsável, apesar de a China não ser um mercado fácil, está atento à concorrência. “Se um potencial cliente vir um produto novo, não é fácil fazer com que ele compre, mas se eu disser: ‘atenção que está aqui uma outra empresa que também me está a comprar’, então é mais fácil de convencer o cliente”, exemplificou.

O mercado chinês representa cerca de 30% do volume de negócios da Mocapor, valor que a empresa espera vir a superar em 2019. “Tem havido a procura de alguns produtos que, até este momento, não eram tradicionais para o mercado chinês, o que me deixa antever que o próximo ano vai ser de igual crescimento e até pode vir a atingir valores superiores aos registados, porque as condições económicas e as perspetivas de trabalho [na China] são, francamente, positivas”, referiu.

Em causa, está a compra de mármores em tons mais escuros, tendência que era, tradicionalmente, reservada aos mercados europeu e americano.

Criada há mais de 30 anos, a empresa de génese familiar está também presente em países como a Austrália, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Colômbia, Brasil e Rússia. Atualmente a Mocapor tem sete explorações próprias, desenvolvendo o processamento e transformação da matéria-prima até ao produto final.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa familiar de mármores já vende 3 milhões por ano para Pequim

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião