Ministro “não está a dizer a verdade aos portugueses”, responde Jaime Marta Soares

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses diz que não recebeu quaisquer respostas do Governo às reivindicações que foram feitas e que o ministro mente quando diz que o diálogo está a decorrer.

Eduardo Cabrita garante que o “processo de diálogo” entre o Governo e a Liga dos Bombeiros Portugueses, relativamente aos diplomas aprovados em Conselho de Ministros que vêm trazer várias alterações ao funcionamento da Proteção Civil, ainda está aberto. Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, responde dizendo que o ministro da Administração Interna está a mentir. Há mais de duas semanas que os bombeiros não têm resposta do Governo às suas propostas, garante o responsável.

A troca de acusações entre Governo e bombeiros surge na sequência de uma decisão tomada pelo Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, que deliberou suspender a prestação de informação operacional aos respetivos Comandos Distritais de Operação de Socorro. Esta suspensão tem efeitos desde o dia 8 de dezembro.

A justificar esta decisão estão os diplomas aprovados a 25 de outubro que vêm trazer várias alterações à lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergências e Proteção Civil — que será a futura designação da ANPC. A Liga dos Bombeiros Profissionais reivindica uma direção nacional “autónoma e com orçamento próprio”, bem como um comando autónomo de bombeiros e, ainda, um cartão social do bombeiro.

Este domingo, Eduardo Cabrita disse que a posição dos bombeiros é “absolutamente irresponsável e põe em causa a segurança dos portugueses”. Ao mesmo tempo, diz-se surpreendido com o “tom” usado por Jaime Marta Soares, uma vez que os diplomas foram aprovados em Conselho de Ministros, mas estão, neste momento, em discussão pública. “O Conselho de Ministros aprovou para discussão pública um conjunto de diplomas. É esse conjunto que está em discussão pública. Não estão aprovados, nem enviados para promulgação da Presidência da República, muito menos em vigor”, afirmou o ministro da Administração Interna. Para além disso, garante, há um “processo de diálogo” a decorrer com a Liga dos Bombeiros Portugueses, de quem recebeu propostas para alterar os diplomas.

Jaime Marta Soares, por seu lado, desmente o ministro. “Quero dizer-lhe, olhos nos olhos, que se respeite a si próprio, para poder respeitar os outros, porque, se não o fizer, não é digno de ocupar o lugar que ocupa. Não está dizer a verdade aos portugueses“, acusou.

Isto porque, relata, os bombeiros foram a “várias reuniões com o ministro”, sem nunca obter respostas satisfatórias para as suas reivindicações. “Entrávamos com uma mão vazia e saíamos com outra cheia de nada”. E acrescenta: “O senhor ministro sabe que dissemos que não voltaríamos a sentar-nos à mesa se não nos enviasse, dentro de um determinado período, resposta aos nossos documentos. Já lá vão 15 dias. O senhor ministro esteve a mentir”, acusa.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses garante ainda que a decisão tomada este sábado “não condiciona absolutamente nada” as operações dos bombeiros, que assegura conhecerem “a sua responsabilidade e o que têm de fazer a cada momento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro “não está a dizer a verdade aos portugueses”, responde Jaime Marta Soares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião