Hoje nas notícias: Exoneração na CP, IRS e Montepio

  • ECO
  • 17 Dezembro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A CP demitiu o diretor que alertou para riscos de segurança. Na imprensa nacional é ainda destaque a entrevista ao economista Vítor Bento que alerta que a hostilidade aos lucros elevados promove salários baixos. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar a atualidade.

CP demitiu diretor que alertou para risco de segurança

O diretor de material circulante da CP, José Pontes Correia, foi exonerado no início deste mês depois de se ter mostrado contra um ato de gestão da administração da empresa. Face à falta de material, a CP decidiu prolongar o ciclo de manutenção dos rodados das automotoras elétricas. Assim, em vez de recolherem ao fim de 1,7 milhões de quilómetros passam a ir para as oficinas ao fim de dois milhões. Um aumento de 300 mil quilómetros que levou o diretor de material a levantar questões de segurança para os passageiros. A empresa demitiu-o, mas ao Público deixou a garantia de que o processo “não coloca em causa a segurança da operação ou dos passageiros”.

Leia a notícia completa no jornal Público (acesso pago).

Indemnizações pagas pelo Fundo de Garantia Salarial não escapam ao IRS

As indemnizações pagas pelo Fundo de Garantia Salarial — que se destina a pagar salários e subsídios que não consigam se pagos pela empresa em virtude de esta ter sido declarada insolvente — também pagam imposto de IRS nos mesmos moldes das que são adiantadas pela entidade empregadora. O pagamento de imposto é feito na parte da indemnização por cessação do contrato de trabalho.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Vítor Bento: Hostilidade aos lucros elevados promove salários baixos

Em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, o economista Vítor Bento criticou o aumento da tributação sobre os grandes lucros empresariais. O economista considera que a medida desincentiva a acumulação de capital, o aumento da produtividade e, em última análise, compromete a subida dos salários.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso livre).

Investimento no Montepio arrisca volta à Santa Casa

A entrada da Santa Casa no capital do Montepio está em causa. Seis meses após a sua formalização, a entrada daquela entidade no capital do banco ainda não se concretizou. E se tal não acontecer até ao final do ano, os 75 mil euros investidos poderão ter de ser devolvidos à Santa Casa por dificuldades em justificar, em termos contabilísticos, esse “cheque”, dá conta o Jornal de Negócios (acesso pago).

Obras ainda não arranca em dezenas de casas ardidas

Há ainda 39 famílias desalojadas pelos fogos de 2017 que continuam com a vida sem voltar à normalidade. Esta segunda-feira, o Jornal de Notícias (edição em papel) adianta que as obras ainda não arrancaram em dezenas de casas ardidas. Como exemplo, a publicação apresenta o caso de “João”, que está a viver numa garagem.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Exoneração na CP, IRS e Montepio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião