Tecnologia da Feedzai vai prevenir fraudes no CitiBank

  • Lusa
  • 19 Dezembro 2018

A startup portuguesa Feedzai assinou um contrato com o CitiBank e vai fornecer a tecnologia de prevenção de fraudes ao banco norte-americano. A tecnologia deverá estar em produção já em 2019.

A empresa portuguesa Feedzai assinou contrato com o CitiBank para fornecer a sua tecnologia de monitorização de risco baseada em inteligência artificial ao banco norte-americano, através da unidade Treasury and Trade Solutions.

“O negócio com o CitiBank é mais um passo na conquista do mercado norte-americano e global”, disse o presidente executivo (CEO) da Feedzai, Nuno Sebastião, à Lusa, frisando que o alcance internacional da parceria “demonstra bem a confiança” que as instituições têm na tecnologia e equipas de engenharia da empresa.

O acordo prevê que a tecnologia da Feedzai seja integrada com os serviços e plataformas proprietárias do Citi, com o objetivo de dar aos clientes do banco “maior controlo” e gestão de risco nas transações que envolvem pagamentos. A solução deverá estar em produção já em 2019.

A integração da tecnologia da Feedzai na instituição financeira acontece dois anos depois do braço de investimento do Citi Ventures ter começado a injetar capital na empresa em 2016, operação que repetiu em 2017. O foco do Citi é mitigar os riscos associados a ciberataques numa altura em que muitos pagamentos são instantâneos e os clientes da banca têm menor tolerância para esperar pelo seu processamento, habituados à rapidez de serviços como Venmo e Apple Pay Cash.

Nuno Sebastião refere que o Citi é “um dos bancos mais bem-sucedidos do mundo” porque “investe na experiência dos clientes”. A tecnologia de aprendizagem de máquina da Feedzai vai ajustar automaticamente os controlos para monitorizar discrepâncias e mudanças no comportamento de pagamentos dos clientes, permitindo a identificação de anomalias antes de autorizar transações.

A empresa especializou-se em inteligência artificial para prevenir fraudes e levantou várias rondas de investimento, incluindo 42 milhões de euros em outubro de 2017 com a participação do Citi Ventures.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tecnologia da Feedzai vai prevenir fraudes no CitiBank

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião