Santa Casa e 30 misericórdias oficializam entrada no Montepio. Dinheiro chega à Associação Mutualista até dia 31

Caso o contrato não tivesse sido assinado até este prazo, a dona do Montepio corria o risco de ter de devolver os 75 mil euros que já tinham sido transferidos pela Santa Casa.

Depois da transferência de 75 mil euros da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para o Montepio, que quase fez com que o banco devolvesse a quantia à SCML — por não existir um contrato assinado entre as partes — já há um documento que oficializa a operação. A Santa Casa já entrou no capital do Montepio, avança o Jornal de Negócios (acesso condicionado). Ao ECO, a Associação Mutualista revela que à SCML juntam-se outras 30 misericórdias.

“O contrato já foi assinado [pela entidade liderada por Edmundo Martinho e pela Associação Mutualista] e devolvido pela Associação Mutualista à SCML”, afirmou fonte oficial da Santa Casa ao Negócios. Contactada pelo ECO, a Associação Mutualista Montepio Geral confirma a informação, acrescentando que foram fechados os contratos com mais misericórdias.

“Foram fechados hoje [sexta-feira, 28 de dezembro] os contratos com a Santa Casa e outras 30 misericóridas e mutualidades”, refere fonte oficial da dona do Montepio. “A liquidação financeira vai acontecer até ao final do ano”, remata, sem revelar, no entanto, qual a participação com que, em conjunto, ficarão do banco controlado pela Associação Mutualista Montepio Geral, liderada por Tomás Correia.

Caso o contrato não tivesse sido assinado até este prazo, a dona do Montepio corria o risco de ter de devolver os 75 mil euros que já tinham sido transferidos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, uma vez que esta entidade não tinha como justificar a saída deste valor no momento da contabilidade.

Ainda que a minuta do contrato, na mesma altura em que foi transferido o investimento, tenha sido assinada e enviada pela SCML ao presidente da Mutualistas, faltava ainda a assinatura de Tomás Correia, tal como a devolução do contrato à Santa Casa.

O passo final foi finalmente dados, durante os últimos dias, e a operação fica assim concluída.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santa Casa e 30 misericórdias oficializam entrada no Montepio. Dinheiro chega à Associação Mutualista até dia 31

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião