Pedro Marques pode ser a escolha para liderar lista do PS nas europeias

  • ECO
  • 11 Janeiro 2019

Entre os pontos a favor de Pedro Marques, atual ministro do Planeamento e Infraestruturas, encontra-se a experiência política em lidar e gerir fundos comunitários, e também a sua idade jovem.

Pedro Marques pode ser o nome que figura no topo da lista socialista para as europeias. O ministro do Planeamento e Infraestruturas estará entre os principais candidatos a liderar o PS nas eleições para o Parlamento Europeu, que decorrem entre 23 e 26 de maio deste ano.

Apesar de estar próxima, a decisão, que cabe ao secretário-geral do partido, António Costa, ainda não está tomada, avança o Público (acesso condicionado). Entre os nomes que também estão a ser considerados encontram-se Augusto Santos Silva e Maria Manuel Leitão Marques. O anúncio oficial será feito por António Costa a 16 de fevereiro, na convenção europeia do PS, no Porto.

A idade de Pedro Marques, 43 anos, pode ser um dos fatores que contribui para esta escolha, já que António Costa tem como objetivo levar a cabo um rejuvenescimento dos quadros. O percurso enquanto político e ministro também pesa, principalmente em áreas como a gestão dos fundos comunitários e a negociação do novo programa financeiro e orçamental da União Europeia.

A experiência enquanto secretário de Estado da Segurança Social, entre 2005 e 2011, aquando lidou com fundos comunitários, é ainda outro ponto a favor do atual ministro.

Saída de Pedro Marques obriga Costa a mini remodelação

A eventual saída de Pedro Marques vai obrigar a uma mini remodelação governamental. O Público escreve este sábado que Costa quer reforçar a componente política e já terá feitos contactos com vista à substituição do ministro do Planeamento e das Infra-estruturas.

Segundo aquele diário, Costa estará mais inclinado para uma solução interna, encontrada dentro do próprio Governo. Costa pretende um perfil jovem, com experiência governativa, indo de encontro à linha de renovação geracional.

Notícia atualizada às 12:06 com mini remodelação governamental

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Marques pode ser a escolha para liderar lista do PS nas europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião