Produção de automóveis em Portugal atinge recorde à boleia do T-Roc

Nunca se produziram tantos carros em Portugal como no ano passado. Foram 294 mil unidades produzidas em Portugal em 2018, 224 mil das quais da Autoeuropa.

O ano que passou foi um ano de recordes na produção automóvel. No total, foram 294 mil unidades produzidas em Portugal, no que foi uma subida de 67,7% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).

A Autoeuropa contribuiu largamente para estes resultados, já que em 2018 saíram da fábrica de Palmela 224 mil veículos, de acordo com o Público (acesso livre). O T-Roc é um dos destaques da fábrica, que tem a produção exclusiva do modelo para o mercado europeu. A meta da fábrica para 2018 era até superior, de 240 mil carros, mas não foi atingida devido às paragens realizadas.

Daqueles produzidos em terreno nacional, a maior parte são ligeiros de passageiros, quase 235 mil carros. Este valor representa um crescimento de 85,2% face a 2017. Já nos veículos pesados verificou-se uma queda homóloga na produção, de aproximadamente 15%.

“Em 2018 foram vendidos em Portugal 273.213 veículos automóveis, alguns dos quais produzidos em Portugal, pelo que a produção atingida neste ano superou as vendas em 21.153 unidades”, aponta a ACAP. As vendas de carros sobem há seis anos, e as marcas que se encontram no pódio das mais vendidas são a Renault, a Peugeot e a Mercedes.

A exportação tem um grande peso na produção em Portugal. A larga maioria dos veículos que saíram das fábricas portuguesas, 97%, teve como destino o mercado externo, nomeadamente a Europa. Foi para a Alemanha que foram mais de um quinto dos carros produzidos, seguindo-se a França, que recebeu cerca de 15% dos veículos. Muitos dos carros seguiram também para Itália e Reino Unido.

(Notícia atualizada às 18h06)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de automóveis em Portugal atinge recorde à boleia do T-Roc

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião