Parlamento Europeu quer alargar fundo que apoia desempregados

  • Lusa
  • 16 Janeiro 2019

Eurodeputados querem que mais pessoas que perderam o emprego na sequência do encerramento de uma grande empresa ou sua transferência sejam abrangidas pelo fundo europeu de ajustamento à globalização.

O Parlamento Europeu quer alargar o número de pessoas apoiadas no âmbito do fundo europeu de ajustamento à globalização, que ajuda quem perdeu o emprego por razões como o fecho de uma grande empresa ou a transferência da produção.

Em causa está o fundo de ajustamento à globalização, criado em 2007 e previsto até 2020 para dar assistência em processos de reestruturação dentro da União, que o Parlamento Europeu quer ativo após essa data e “mais acessível”, informa esta instituição em comunicado.

Por isso, além de querer mudar a designação, passando a chamar-se Fundo Europeu para a Transição, a assembleia europeia pretende alterar o “limiar inferior para o número de trabalhadores despedidos – 200 em vez dos 250 propostos pela Comissão Europeia e dos atuais 500 -”, bem como alargar “o período de referência durante o qual ocorreram os despedimentos, dos quatro a seis meses indicados pela Comissão para seis a nove meses”.

Para o período 2014-2020, este fundo de ajustamento dispõe de um orçamento máximo anual de 150 milhões de euros, podendo financiar até 60% do custo de projetos destinados a ajudar trabalhadores que perderam o emprego a encontrar trabalho ou a criar a sua própria empresa.

O mesmo acontecerá no pós-2020, período para o qual o investimento não é indicado.

Assim, “as contribuições financeiras […] deverão ser prioritariamente destinadas a medidas ativas do mercado de trabalho que visem reintegrar rapidamente os beneficiários num emprego sustentável e de qualidade num setor orientado para o futuro, seja dentro ou fora do seu setor original de atividade”.

“Deverão também promover a criação do próprio emprego e a criação de empresas, incluindo através do estabelecimento de cooperativas”, adianta a nota.

O Parlamento Europeu vinca ainda que este fundo “tem por objetivo específico prestar apoio em caso de processos de reestruturação importantes e imprevistos”, aplicando-se, desde logo, à saída do Reino Unido da União Europeia, o ‘Brexit’.

Aplica-se também a “desafios relacionados com a globalização, como as mudanças nos padrões do comércio mundial, os litígios comerciais, as crises económicas ou financeiras, […] a transição para uma economia hipocarbónica ou resultam da digitalização ou da automatização”.

“Especial atenção deve ser conferida a medidas que ajudem os grupos mais desfavorecidos”, adianta o Parlamento Europeu.

Depois da proposta hoje aprovada – com 570 votos a favor, 103 contra e 14 abstenções -, o assunto será apreciado pelo Conselho Europeu (governos nacionais) visando um acordo sobre a legislação final.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento Europeu quer alargar fundo que apoia desempregados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião