Há menos notas falsas. Mas, agora, a maioria são de 50 euros

Número de notas contrafeitas retiradas de circulação em território nacional caiu mais de 66% na segunda metade do ano passado, face à primeira. Notas de 50 bateram as de 20 euros.

Há menos notas contrafeitas. Ou, pelo menos, foram detetas em menor número, na segunda metade do ano passado, de acordo com os dados do Banco de Portugal. Foram retiradas de circulação 6.757 notas de euros, sendo que desta vez a maioria delas foi de 50 euros. Superou a de 20 euros.

“Durante o segundo semestre de 2018, foram retiradas da circulação, em Portugal, 6.757 notas contrafeitas, menos 4.533 do que no primeiro semestre”, refere o Banco de Portugal. É uma quebra de 67%, superior à registada em toda a Zona Euro. Dados do Banco Central Europeu mostram uma quebra de 13% para um total de 262.000 notas de euro contrafeitas retiradas de circulação.

“O número de notas contrafeitas apreendidas [em Portugal] continua a ser residual em relação à quantidade de notas em circulação”, destaca a autoridade monetária nacional.

Há uma quebra no número de notas contrafeitas, sendo que também há uma alteração no ranking das notas mais falsificadas. Se durante muito tempo foi a de 20 euros, agora passou para a de 50 euros.

Segundo dados do Banco de Portugal, 3.779 das notas apreendidas foram de 50 euros, acima das 2.462 notas de 20 euros. No primeiro semestre do ano passado, tinham sido detetadas 7.622 notas falsas de 20 e apenas 2657 de 50 euros.

Assim, 55% das notas falsas apreendidas em Portugal foram de 50 euros, assistindo-se ao mesmo que há muito acontece na generalidade dos países que partilham a moeda única. De acordo com os dados do Banco Central Europeu, no segundo semestre do ano passado, 61,8% das notas retiradas de circulação foram de 50 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há menos notas falsas. Mas, agora, a maioria são de 50 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião