Jerónimo Martins e EDP põem bolsa em máximos de quase quatro meses

Desde o passado dia 9 de outubro que o principal índice português não atingiu um valor tão elevado. Lisboa acompanhou a tendência vivida na generalidade das restantes praças europeias.

Nas últimas sessões, a cor da bolsa portuguesa tem sido o verde e esta sexta-feira não foi exceção. A negociação terminou com quase todas as empresas em terreno positivo, sendo que apenas três das 18 cotadas encerraram a vermelho. Desde o passado dia 9 de outubro que o principal índice português não atingia um valor tão elevado.

O português PSI-20 encerrou a sessão a subir 0,99% para os 5.152,04 pontos. Foram, sobretudo, a Jerónimo Martins e a EDP que colocaram a bolsa lisboeta em máximos de quase quatro meses.

O setor do retalho impulsionou a valorização, principalmente a Jerónimo Martins, que subiu 1,52% para 12,72 euros. Também a Sonae registou uma subida, ainda que menos expressiva. Os títulos da empresa liderada por Paulo de Azevedo avançaram 0,26% para 0,951 euros.

A EDP, por outro lado, também contribuiu fortemente para os ganhos do PSI-20, ao subir 1,38% para 3,095 euros. Esta sexta-feira, António Mexia, o presidente da elétrica, desdramatizou a queda dos lucros nos nove primeiros meses do ano, dizendo ao canal CNBC que foram impactados por medidas “one off”.

As papeleiras também estiveram em alta. Tanto a Navigator, como a Altri e a Semapa terminaram a negociação em terreno positivo, registando ganhos, respetivamente, de 2,27%, 1,85% e 0,79%.

Já a Mota-Engil foi a empresa que mais brilhou nesta sessão. A construtora avançou 3,51% para 2,035 euros, prolongando os ganhos da sessão de quinta-feira, dia em que revelou ter já uma carteira de obras em Angola no valor de 800 milhões de euros.

A evitar ganhos maiores, apenas estiveram a Galp, a EDP Renováveis e a Pharol. A petrolífera recuou 0,14% para 13,95 euros, enquanto a EDP Renováveis desvalorizou 0,44% para 7,85 euros.

Na Europa, o sentimento foi idêntico, já que a generalidade das praças encerrou a negociação em alta. O Stoxx 600 subiu 0,61% para os 357,85 pontos. O alemão DAX subiu 1,36%, enquanto o francês CAC valorizou 1,11% e o espanhol IBEX avançou 0,38%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins e EDP põem bolsa em máximos de quase quatro meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião