Gasoduto nos Pirenéus já não avança. Portugal fica isolado na exportação de gás à Europa

  • ECO
  • 1 Fevereiro 2019

Os reguladores francês e espanhol rejeitaram interligar os dois países através do Pirenéus. Era a condição para a REN também construir um gasoduto para Portugal exportar gás natural para a Europa.

A construção do gasoduto para a interligação de gás natural entre França e Espanha, através dos Pirenéus, e considerada prioritária pela Comissão Europeia, afinal, já não vai avançar. O regulador espanhol dos mercados e concorrência (CNMC) e o regulador da energia francês (CRE) rejeitaram o projeto.

O jornal Público (acesso condicionado) escreve que as duas entidades consideram tratar-se de um projeto com encargos elevados e com poucos benefícios para os consumidores dos dois países, mas também que a capacidade de interligação existentes não está esgotada.

A construção deste projeto era condição para que a REN construísse também um novo gasoduto de 115 milhões até Espanha, através de Trás-os-Montes — a juntar aos dois já existentes — e que permitiria a Portugal exportar gás natural para o resto da Europa.

A decisão de Espanha e França coloca em causa o projeto português, assim como a ambição do primeiro-ministro, António Costa, de que Portugal se torne, através do terminal de gás liquefeito de Sines, uma entrada do gás natural norte-americano na Europa, em alternativa ao russo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasoduto nos Pirenéus já não avança. Portugal fica isolado na exportação de gás à Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião