Alugar um móvel, usá-lo e devolvê-lo? Ikea já está a testar a ideia

  • ECO
  • 4 Fevereiro 2019

Alugar um móvel, usá-lo até nos cansarmos e devolvê-lo. A ideia foi pensada pela marca sueca e vai começar este mês a ser testada na Suíça.

E se fosse possível alugar móveis em vez de os comprar? O Ikea já está a tratar disso. A marca sueca vai fazer um teste inicial na Suíça para testar a ideia de alugar os móveis aos consumidores, de forma a permitir aumentar a sua vida útil. Quando a mobília deixar de servir, pode ser devolvida à loja, que lhe dará uns retoques e a colocará novamente à venda.

Vai ser uma mudança radical no modelo de negócio. “Estamos a trabalhar em conjunto com vários parceiros para que os clientes possam alugar os seus móveis. Quando o período de aluguer terminar, o cliente devolve o móvel e poderá alugar outra coisa”, explicou Torbjorn Loof, executivo-chefe da Inter Ikea, dona da marca Ikea, ao Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

O primeiro teste vai acontecer já este mês na Suíça e envolverá móveis de escritório, mas a ideia é alargar a vários tipos de mobília. “Em vez de os deitarmos fora, vamos restaurá-los um pouco para os podermos vender, prolongando o ciclo de vida dos produtos”, acrescentou.

As cozinhas são também uma divisão apontada por Loof de possível aluguer, acrescentando que o Ikea projetou recentemente cozinhas nas quais é possível trocar portas dos armários sem a necessidade de alterar toda a estrutura.

Este conceito faz parte de uma reviravolta no modelo de negócio, numa altura em que a marca sueca abriu lojas pequenos nos centros das cidades, lojas pop-up para divisões específicas e melhorou os serviços de venda online e entrega ao domicílio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alugar um móvel, usá-lo e devolvê-lo? Ikea já está a testar a ideia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião