Perante o abrandamento, Governo reforça almofada financeira

  • ECO
  • 4 Fevereiro 2019

O Governo pretendia entrar no novo ano com 7,9 mil milhões de euros em depósitos, mas o valor é bem mais elevado. Travão da economia justifica a cautela.

Portugal tem uma almofada de liquidez maior do que o previsto. O Governo decidiu reforçar o nível de depósitos à entrada do novo ano, temendo os efeitos negativos do abrandamento da economia. Em vez de 7,9 mil milhões de euros, numa comunicação feita aos investidores, a agência presidida por Cristina Casalinho revela que terminou o ano passado com um pé-de-meia de 9,3 mil milhões de euros.

Houve um aumento de 18% no valor da almofada, isto mesmo depois de o IGCP ter saldado tudo o que faltava pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI). De acordo com o Diário de Notícias (acesso condicionado), o objetivo do Executivo era o de usar 1,9 mil milhões de euros, mas afinal só foi necessário consumir 500 milhões da tal almofada.

Esta maior almofada financeira deverá manter praticamente a mesma dimensão no final do ano. Citando uma apresentação feita aos investidores, o DN conta que o novo objetivo é chegar ao fim do novo ano orçamental com 9,2 mil milhões de euros em depósitos do Estado.

A estratégia de manter uma almofada elevada vem do tempo da troika, com o Governo a sinalizar aos investidores que tinha autonomia financeira. Mantém-se agora, apesar de o país contar com rating de qualidade junto das agências de notação financeira, sendo uma garantia para o país no caso de um abrandamento mais acentuado da economia, ou mesmo de choques inesperados. Permite ao país ficar descansando perante novas operações de financiamento nos mercados financeiros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Perante o abrandamento, Governo reforça almofada financeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião