Portugal já produz mais carros a gasolina que a gasóleo

  • ECO
  • 5 Fevereiro 2019

Com a mudança de apetite dos consumidores europeus, a produção de automóveis em Portugal está a mudar. Pela primeira vez desde 1995, saíram das fábricas mais carros a gasolina que a gasóleo.

Gasolina ou gasóleo? Dos 294.470 automóveis, ligeiros e pesados, fabricados no ano passado em Portugal, mais de metade foi equipado com motores a gasolina. É a primeira vez desde 1995 que a gasolina bate o diesel, sendo esta evolução explicada pelo crescente apetite dos consumidores europeus.

De acordo com dados da Associação Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), cedidos ao Dinheiro Vivo, saíram das linhas de montagem nacionais 148.293 automóveis com motor a gasolina. São o equivalente a 50,4% da produção total no mercado português, sendo os restantes a diesel, com exceção de 104 veículos elétricos.

Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP explica esta mudança com a produção para o estrangeiro. “Como praticamente toda a produção automóvel vai parar ao estrangeiro, nota-se mais a mudança de preferência dos consumidores dos carros a gasóleo para os modelos a gasolina”, diz.

O Dinheiro Vivo acrescenta que a mudança na produção é mais expressiva quando se olha apenas para os veículos que saíram da Autoeuropa. Dos 234.151 automóveis ligeiros montados no ano passado em Palmela, 63,3% (148.095) tinham um motor a gasolina, a percentagem mais elevada desde 1995 — desde 2009 que saem de Palmela mais carros a gasolina que a gasóleo.

A “mudança do modelo de produção na Autoeuropa, com a produção do utilitário desportivo T-Roc, justifica o crescimento dos motores a gasolina”, acrescenta o secretário-geral da ACAP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal já produz mais carros a gasolina que a gasóleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião