Em ano de “grandes desafios”, CP transportou mais passageiros. Foram 126 milhões

A empresa de comboios transportou mais de 126 milhões de passageiros, um aumento de quatro milhões face a 2017. Serviço regional foi o único a registar quebras.

O número de passageiros a viajarem nos comboios da CP – Comboio de Portugal no ano passado aumentou 3,5% para mais de 126 milhões. Para esta subida correspondente a cerca de quatro milhões de pessoas, a empresa aponta como justificação os serviços urbanos de Lisboa e do Porto. Para a CP, estes resultados foram possíveis “graças ao enorme empenho e dedicação dos trabalhadores”, num ano que foi marcado por “grandes desafios”.

Nesse mesmo período, a empresa obteve uma receita de 259 milhões de euros em proveitos de tráfego, o equivalente a um crescimento de nove milhões de euros (3,7%) face a 2017. Aqui, os serviços urbanos de Lisboa tiveram um peso significativo: foram transportados 87 milhões de passageiros, mais 5% do que no ano anterior. Já os comboios urbanos do Porto viram os passageiros aumentarem 1,8% para cerca de 22 milhões de passageiros.

Nos serviços de Longo Curso — Alfa Pendular, Intercidades –, viajaram 6,4 milhões de pessoas, “mantendo os números registados em 2017”, e a receita a crescer 3,2% para um total de 110 milhões de passageiros. Enquanto isso, o serviço regional observou uma diminuição de cerca de 370 mil pessoas transportadas, refere a CP em comunicado.

Estes resultados só são possíveis graças ao enorme empenho e dedicação dos trabalhadores do grupo CP, já que se registam num contexto de acrescidas dificuldades operacionais, decorrentes, nomeadamente, da insuficiência de material circulante”, explica a empresa.

Estes números acontecem num ano que foi “um período de grandes desafios” e que ficou marcado pela “adoção de medidas que permitirão enfrentar o futuro de curto e médio prazo com maior confiança na capacidade de resposta à procura crescente do transporte ferroviário”.

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