Eurogrupo apoia candidatura de Philip Lane a economista-chefe do BCE

O atual governador do Banco da Irlanda é candidato único ao lugar. O grupo de ministros das Finanças da Zona Euro oficializou esta segunda-feira o apoio ao irlandês que deverá substituir Peter Praet.

Os ministros das Finanças da Zona Euro oficializaram esta segunda-feira o apoio à candidatura de Philip Lane ao lugar de economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE). O atual governador do Banco da Irlanda é o único candidato e deverá substituir Peter Praet na posição, que inclui presença no Conselho Executivo da instituição, a partir de junho.

“O Eurogrupo deu hoje [segunda-feira] apoio à candidatura de Philipe Lane para se tornar o novo membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu”, afirmou o grupo liderado pelo português Mário Centeno, em comunicado. “A recomendação do Conselho Europeu, composto pelos líderes de Estado e Governos, deverá ser formalmente adotada pelo Conselho a 12 de fevereiro”.

Após esta recomendação, tanto o Parlamento Europeu como o Conselho de Governadores do BCE serão consultados. “É depois esperado que a decisão final seja adotada na reunião de 22 e 23 de março”, continuou o Eurogrupo. O mandato do substituto de Peter Praet irá começar dia 1 de junho de 2019 e durar oito anos, não renováveis.

O cargo é um dos mais importantes na instituição, consistindo principalmente na supervisão das projeções económicas e emissão de recomendações políticas. A Irlanda é o único Estado-membro fundador da moeda única que nunca teve um representante no Conselho Executivo do BCE e a posição de economista-chefe é a oportunidade para o país chegar ao grupo restrito, mas significa também que não irá concorrer ao lugar do presidente Mario Draghi, cujo mandato termina também em outubro.

“O Conselho Executivo do BCE é responsável pela implementação da política monetária da área do euro, conforme estabelecido pelo Conselho de Governadores do BCE. É composto pelo presidente, o vice-presidente e quatro outros membros, todos nomeados por períodos não renováveis de oito anos. O Conselho de Governadores é composto pelos seis membros do Conselho Executivo e pelos governadores dos bancos centrais nacionais dos estados membros da área do euro”, acrescenta o comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurogrupo apoia candidatura de Philip Lane a economista-chefe do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião