Banqueiro compra quintas do antigo líder da Casa do Douro

  • ECO
  • 12 Fevereiro 2019

Fernando Teles, sócio de Isabel dos Santos no banco BIC, adquiriu propriedades de Manuel António Santos, que incluem duas quintas, por 1,9 milhões de euros.

As quintas do último presidente da Casa do Douro, Manuel António Santos, que foi à falência e deixou uma dívida de 160 milhões ao Estado, foram compradas pelo banqueiro Fernando Teles. O sócio de Isabel dos Santos no banco BIC adquiriu as propriedades por 1,9 milhões de euros.

O pacote que o banqueiro detém agora inclui as quintas da Boa Vista e da Ponte, em Vilarinho dos Freires, em Peso da Régua, e ainda quatro terrenos, o mais caro dos quais avaliado em 34 mil euros, adianta o Jornal de Negócios (acesso pago). Fernando Teles conseguiu fechar o negócio antes do leilão dos ativos, que estava marcado para a passada sexta-feira, e que era já a segunda tentativa de alienação dos bens.

A primeira tentativa de vender os imóveis não teve sucesso por ter recebido propostas abaixo dos valores fixados pelos credores. Se tivesse sido realizado o segundo leilão, o valor base da quinta da Boa Vista seria 1,4 milhões de euros, enquanto a licitação da quinta da Ponte começaria nos 773 mil euros.

Os credores de Manuel António Santos recuperam assim cerca de metade dos créditos de 3,6 milhões de euros, devidos a nove entidades. A sociedade estatal Parvalorem, que ficou com os ativos tóxicos do BPN, que foi por sua vez comprado pelo BIC, é o principal credor. A encabeçar os acionistas do BIC, tanto em Portugal como em Angola, estão Isabel dos Santos e Fernando Teles.

Comentários ({{ total }})

Banqueiro compra quintas do antigo líder da Casa do Douro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião