Expansión inclui Sonae na lista de interessados pelo Dia. Empresa “não comenta rumores”

A Sonae é apontada como uma das três retalhistas europeias que estarão interessadas em lançar uma oferta de aquisição sobre o grupo Dia. Na corrida estarão ainda o Carrefour e o Lidl.

A Sonae estará interessada em lançar uma oferta de aquisição sobre o grupo Dia. A notícia é avançada pelo Expansión (acesso livre) que cita informação disponibilizada por fontes do setor financeiro. De acordo com o jornal espanhol a lista de retalhistas interessadas inclui ainda o Carrefour e o Lidl.

Contactada pelo ECO, a retalhista portuguesa não confirma esse interesse, preferindo falar em rumor e especulação. “A Sonae tem por política não comentar rumores e especulações, sendo que este princípio se mantém”, diz fonte oficial da Sonae.

Sem especificar, o Expansión adianta que os três grupos de distribuição estão a analisar o grupo espanhol, havendo interessados no negócio como um todo, ou apenas em parte. Avolumam-se assim para pelo menos quatro interessados no negócio do Dia, depois de Mikhail Fridman, que detém atualmente 29% do capital do grupo espanhol através do fundo Letterone, ter manifestado interesse em lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a totalidade do seu capital. A Letterone oferece 0,67 euros por ação.

A possibilidade de surgirem novas ofertas sobre o Dia acontece numa altura em que a retalhista passa por um processo de reestruturação, tendo o grupo espanhol já mandatado o Santander e o BBVA para encontrarem um comprador para a Clarel, marca especializada em produtos de farmácia, perfumaria e higiene pessoal.

A notícia surge ainda alguns dias antes da convocação da assembleia de acionistas, na qual deve ser aprovado um aumento de capital no valor de 600 milhões de euros.

Isto cerca de uma semana depois de o Dia ter divulgado prejuízos recorde, em 2018, aquele que foi “provavelmente, o ano mais difícil desde a fundação da empresa há mais de 40 anos”,segundo as palavras do presidente do grupo espanhol. Registou 352,6 milhões de euros de prejuízos no ano passado, o que compara com 101,2 milhões de euros de lucros obtidos em 2017.

(Notícia atualizada às 11h26 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Expansión inclui Sonae na lista de interessados pelo Dia. Empresa “não comenta rumores”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião