Francisco Nogueira Leite sai da presidência da Parvalorem

  • Lusa
  • 15 Fevereiro 2019

O mandato do Conselho de Administração tinha terminado a 31 de dezembro de 2017. O gestor permaneceu 14 meses à frente da empresa além do prazo em questão.

O presidente do Conselho de Administração da gestora dos ativos ‘tóxicos’ do BPN, a Parvalorem, Francisco Nogueira Leite, vai ser substituído no cargo que exerce desde 2012, confirmou o próprio à agência Lusa.

“Na medida em que o Ministério das Finanças já confirmou essa informação cumpre-me igualmente fazê-lo, referindo que considero esse facto normal”, afirmou o gestor numa resposta enviada por e-mail à agência Lusa.

Esta tarde, o jornal Público revelou que a informação da substituição já tinha sido comunicada a Nogueira Leite pelo Ministério das Finanças, bem como aos trabalhadores da Parvalorem, por parte da administração.

“Como é do conhecimento público, o Conselho de Administração exerceu funções desde agosto de 2012 e concluiu já o seu mandato em 31 de dezembro de 2017, isto é, durante seis anos e meio“, referiu Francisco Nogueira Leite, numa referência aos 14 meses em que permaneceu à frente da empresa para lá do período seu mandato.

O gestor acrescentou ainda que “as contas do exercício de 2017 encontram-se há muito encerradas e auditadas carecendo apenas da aprovação em sede de Assembleia Geral“, a mesma que servirá para eleger os novos órgãos sociais da Parvalorem.

“Gostava de garantir que a transição de funções, igualmente em consonância com a tutela, decorrerá com toda a colaboração e disponibilidade”, concluiu, considerando o seu tempo à frente da Parvalorem “uma experiência profissional particularmente intensa”. Do Conselho de Administração da gestora de participações fazem parte também Bruno Castro Henriques e Maria Paula Poças.

Contactado pela agência Lusa, o Ministério das Finanças não comentou a substituição. A Parvalorem foi criada em 2010 para ficar com os ativos ‘tóxicos’ do ex-BPN, e no final de 2016 registou um prejuízo de 190,4 milhões de euros, contra um de 275,7 milhões de euros em 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Francisco Nogueira Leite sai da presidência da Parvalorem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião