Wall Street abre em alta. Apreciação do dólar começa a preocupar empresas

Tanto a Pepsi como a Coca-Cola alertaram para o impacto da valorização da moeda nas contas, mas seguem em alta depois de a primeira ter revisto em alta as perspetivas de crescimento.

Wall Street abriu esta sexta-feira em alta, preparando-se para fechar a semana em terreno positivo. Os avanços nas negociações comerciais animam os investidores, apesar de o presidente Donald Trump ter decretado Estado de emergência nos EUA para conseguir financiamento para construir o muro transfronteiriço entre o país e o México.

As negociações entre os EUA e a China para alcançar um acordo comercial irão prosseguir na próxima semana em Washington, depois de ambos os lados terem apontando progressos nas conversações que decorreram esta semana em Beijing. As perspetivas de que o prazo de 1 de março seja alcançado com um acordo têm ajudado a animar os investidores e beneficiado o setor industrial, que já valoriza 16% este ano.

Esta sexta-feira, o índice industrial Dow Jones abriu a ganhar 0,93% para 25.676,35 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 avança 0,73% para 2.765,74 pontos e o tecnológico Nasdaq sobe 0,44% para 7.459,48 pontos.

“O mercado está a prever um resultado positivo das negociações comerciais, como se estivéssemos numa fase de ‘por enquanto, está tudo bem'”, explicou Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da National Securities.

A travar os ganhos está a decisão do presidente norte-americano. Trump justificou a construção de um muro na fronteira com o México com razões de segurança e uma “crescente crise humanitária”, pressionando os democratas a assumirem um acordo para o financiamento. Responsabilizou ainda o partido da oposição pela paralisação parcial do Governo (que dura há 18 dias) pela inexistência de um acordo no Congresso para financiar o muro.

No mercado cambial, a divisa norte-americana aprecia-se 0,15% contra o euro para 1,1278 dólares, a continuar o rally das últimas sessões. Desde a última reunião da Reserva Federal norte-americana que o dólar tem valorizado quase todos os dias, mas o impacto da apreciação cambial começa a preocupar as empresas.

Tanto a Pepsi como a Coca-Cola alertaram para o impacto da valorização da moeda nas contas, mas as cotadas seguem em alta depois de a primeira ter revisto em alta as perspetivas de crescimento. A Pepsi avança 1,55% para 114,33 dólares, enquanto a concorrente Coca-Cola ganha 0,22% para 45,69 dólares por ação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre em alta. Apreciação do dólar começa a preocupar empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião