Mota-Engil segura bolsa. BCP trama Lisboa

As bolsas europeias registaram ganhos num dia de feriado nos EUA. O índice português fechou praticamente inalterado, suportado em ganhos da Mota-Engil. Pesou o BCP, que recuou mais de 1%.

Lisboa fechou em terreno positivo, suportada nos ganhos da Mota-Engil. Registou uma subida muito ligeira, tendo em conta a queda de mais de 1% do BCP, conseguindo, ainda assim, acompanhar a tendência positiva das restantes praças europeias, numa sessão marcada pelo feriado em Wall Street.

Com a apresentação de resultados a dominar o sobe e desce das bolsas, o Stoxx 600 fechou a subir 0,2%, uma valorização percentual semelhante à da generalidade dos índices europeus, enquanto o português PSI-20 fechou praticamente inalterado, a subir 0,03%, para os 5.143,68 pontos.

O índice beneficiou do forte desempenho da Mota-Engil. A construtora liderou ou os ganhos no PSI-20 ao somar 2,55% para 1,934 euros, valorização só superada em Lisboa pela SAG que, fora do índice principal, disparou 3,77%.

EDP e EDP Renováveis, que somaram, respetivamente, 0,37% e 0,80% deram o seu contributo para o índice. Os títulos da elétrica liderada por António Mexia valem agora 3,26 euros em bolsa — igualando a contrapartida da OPA da CTG –, enquanto as ações da empresa de energias “limpas” estão a cotar em 8,155 euros.

No entanto, a queda expressiva das ações do BCP travou os ganhos em Lisboa. O banco recuou 1,15%, para 23,23 cêntimos, numa semana em que vai apresentar as contas de 2018 aos investidores. O BPI antecipa lucros de 304 milhões de euros, que comparam com os 186,4 milhões de euros registados em 2017.

Também a Galp Energia pressionou a praça nacional. A petrolífera desvalorizou 0,42%, para 14,325 euros, num dia de valorização do preços do petróleo em Londres. O Brent sobe 0,26%, para 66,42 dólares o barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil segura bolsa. BCP trama Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião