PSI-20 abre em alta e contraria a Europa. Papeleiras impulsionam

Depois de a Semapa ter apresentado contas na sexta-feira à noite, o setor do papel e pasta de papel segue com ganhos. Na Europa, a sessão começa mista.

A bolsa de Lisboa começou esta segunda-feira a sessão a ganhar 0,39% para 5.162,20 pontos. Depois de a Semapa ter apresentado contas na sexta-feira à noite, o setor do papel e pasta de papel seguem em alta. Na Europa, a sessão abriu mista, com o setor dos automóveis a destacar-se pela negativa.

A Navigator, empresa detida pela Semapa, é a cotada que mais sobe no PSI-20, a avançar 2,5% para 4,33 euros por ação, enquanto a empresa liderada por João Castello Branco avança 1,31% para 15,50 euros. Já a Altri avança 1,23% para 7,42 euros.

O setor do papel e pasta de papel está a reagir à notícia de que a Semapa fechou 2018 com um lucro de 132,6 milhões de euros. Face a 2017, o resultado líquido aumentou 6,8%. O aumento do volume de negócios e dos preços do papel beneficiaram as contas da empresa liderada por João Castello Branco, apesar das depreciações, amortizações, perdas por imparidade e provisões, bem como do aumento nos impostos.

EDP cede com possibilidade de venda de hidroelétricas

Entre os pesos-pesados do índice, o BCP ganha 0,60% para 0,234 euros. A Jerónimo Martins avança 0,52% e a concorrente Sonae sobe 0,06%, apesar do clima de incerteza no retalho europeu devido ao Dia.

Na energia, a tendência é mista. A Galp Energia valoriza 0,52% para 14,46 euros, num dia de ganhos no mercado petrolífero. O brent negociado em Londres avança 0,29% para 66,44 dólares por barril e o crude WTI negociado em Nova Iorque ganha 0,70% para 55,98 dólares por barril.

A EDP Renováveis ganha 0,31% para 8,115 euros. Já a EDP cede 0,06% para 3,246 euros, após a notícia avançada pelo jornal Expresso de que estará a estudar vender um conjunto de centrais hidroelétricas, no âmbito de um plano de alienações, que poderá render-lhe um encaixe de cerca de mil milhões de euros. Os negócios poderão ser incluídos já na revisão do plano estratégico da EDP, que será apresentada ao investidores a 12 de março.

Automóveis europeus pressionados

Na Europa a sessão segue mista, numa sessão com menor liquidez já que as praças norte-americanas não vão negociar em observância do Presidents’ Day. O índice pan-europeu Stoxx 600 abriu misto. O alemão DAX sobe apenas 0,04%, enquanto o espanhol IBEX 35 avança 0,1%. Em sentido contrário, tanto o francês CAC 40 como o britânico FTSE 100 perdem 0,1%.

Um dos setores mais pressionados é o automóvel, que está a ser prejudicados pela divulgação de dados das vendas automóveis na China mais fracas que o esperado, bem como pela análise às importações enviada pela Segurança Nacional dos EUA ao presidente Donald Trump. O Stoxx Europe 600 Automobiles & Parts cai 0,74%.

No mercado cambial, o euro aprecia-se 0,04% contra o par norte-americano, para 1,1301 dólares. Os juros das dívidas soberanas da Zona Euro seguem com tendência ligeiramente negativa. A yield das Obrigações portuguesas a 10 anos cede 0,4 pontos para 1,558%, depois de a Moody’s ter decidido na sexta-feira manter o rating e o outlookde Portugal inalterados.

(Notícia atualizada às 8h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 abre em alta e contraria a Europa. Papeleiras impulsionam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião