Lançada iniciativa franco-alemã para criar “novos campeões” na indústria

  • Lusa
  • 19 Fevereiro 2019

Os ministros da economia da França e Alemanha anunciaram uma iniciativa para uma nova estratégia industrial e reforma das regras da UE. A produção de baterias elétricas é o primeiro projeto.

Os governos alemão e francês anunciaram esta terça-feira uma iniciativa conjunta para uma nova estratégia industrial e uma reforma das regras da União Europeia, com o objetivo de criar “novos campeões”, depois do chumbo da fusão Siemens-Alstom.

“É um dia importante porque depois de meses de trabalho, colocámo-nos de acordo sobre a definição de uma estratégia industrial para a Europa, que proporemos aos nossos parceiros europeus”, declarou o ministro francês da Economia, Bruno Le Maire, citado pela AFP, durante uma conferência de imprensa em Berlim com o seu homólogo alemão, Peter Altmaier.

Os parceiros escolheram a produção de baterias elétricas como primeiro projeto concreto de cooperação, que será aberto a outros países europeus.

A Alemanha colocou 1.000 milhões de euros à disposição do projeto e a França 700 milhões, precisou Peter Altmaier.

Berlim e Paris esperam uma resposta da Comissão Europeia sobre o assunto antes de 01 de abril.

“É a primeira vez em décadas que lançamos uma iniciativa desta importância e que a França e a Alemanha se colocam de acordo sobre uma estratégia comum em matéria industrial para o século XXI”, disse Bruno Le Maire.

O memorando proposto pelos dois países assenta em três pilares: focar-se na inovação e encontrar os financiamentos necessários, e depois modificar as regras europeias apelidadas de “ultrapassadas” pelo ministro francês, “como visto com o chumbo da fusão Siemens/Alstom”.

De acordo com a AFP, o objetivo do projeto é saber proteger melhor as indústrias europeias, para que as tecnologias de ponta fiquem no continente.

Depois da fusão abortada entre a Siemens e a Alstom, Bruno Le Maire começou uma campanha para uma vasta reforma do Direito europeu de fusões, uma ofensiva friamente acolhida por Bruxelas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lançada iniciativa franco-alemã para criar “novos campeões” na indústria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião