Tem ações do BCP? Vai receber um dividendo de 0,2 cêntimos por cada título

O banco liderado por Miguel Maya diz que vai propor a distribuição aos acionistas de 10% dos seus lucros sob a forma de dividendos. São 0,2 cêntimos por cada ação.

Quase uma década depois, o BCP vai voltar a distribuir dividendos. O banco liderado por Miguel Maya propõe a distribuição de 10% dos lucros alcançados no ano passado. Feitas as contas, o dividendo será de 0,2 cêntimos por ação, o que corresponde a um dividend yield de 0,85%.

O BCP anunciou lucros de 301,1 milhões de euros relativos a 2018, um aumento de 61,5% face ao ano anterior, tendo decidido ainda propor aos seus acionistas a distribuição de dividendo.

“A Comissão Executiva propôs ao Conselho de Administração a aprovação de uma proposta de distribuição de dividendos correspondente a payout de 10%, a submeter à Assembleia Geral Anual”, refere a instituição. A última vez que o BCP pagou dividendos foi em 2010, com base nas contas de 2009.

Ou seja, o banco pretende distribuir 30,11 milhões de euros em dividendos, correspondentes a 10% dos lucros totais alcançados no ano passado. Tendo em conta as mais de 15 mil milhões de ações que compõem o capital do BCP, a distribuição desse valor refletir-se-á num valor unitário de 0,2 cêntimos por ação.

Tal significa que para receber um euro em dividendos, será necessário que o acionista detenha 500 ações do banco.

“Era muito importante dar este sinal ao mercado, um sinal de normalização” do banco. “Era um compromisso que nós tínhamos: pagar dividendo”, disse Miguel Maya na apresentação dos resultados de 2018.

Não só é baixo o valor do dividendo, como também o da yield. Tendo em conta o valor de fecho das ações na última sessão — 25,41 cêntimos — o dividend yield é de apenas 0,85%.

Apesar de o valor do dividendo ser para já baixo, Miguel Maya promete que este vai crescer. O objetivo do banco é “convergir para um payout de 40%” em 2021. Ou seja, distribuir nessa ocasião 40% dos lucros totais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem ações do BCP? Vai receber um dividendo de 0,2 cêntimos por cada título

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião