Quase metade dos desempregados não recebem subsídio

  • ECO
  • 25 Fevereiro 2019

No passado mês de janeiro, estavam inscritos nos centros de emprego 350.772 desempregados. Contudo, segundo os dados do IEFP, quase 47% não recebiam subsídio de desemprego.

Em janeiro, 164.014 pessoas estavam não só sem trabalho, mas, também, sem receber qualquer subsídio de apoio. De acordo com os dados mensais do Instituo de Emprego e Formação Profissional (IEFP), estavam inscritos nos centros de emprego 350.772 desempregados, mas quase 47% desses não recebiam subsídio de desemprego.

De acordo com o Diário de Notícias (acesso pago), que cruzou os dados com os da Segurança Social, foi assegurado o pagamento desta prestação a apenas 186.758 pessoas. Ainda assim, em janeiro de 2018, o valor superava o atual. Nessa altura, quase 54% dos desempregados não recebiam o subsídio de desemprego, que inclui várias prestações com o objetivo de apoiar as pessoas com maior dificuldade em regressar ao mercado de trabalho.

Quanto aos casais desempregados, no final de janeiro existiam mais de 6.700 famílias em que os dois elementos do casal estavam numa situação de desemprego. O número traduz uma redução de 23%, comparando com o período homólogo. Mas, se comparado com dezembro de 2018, registou-se um aumento de 3,6%, ou seja, mais 246 casais nesta situação.

A justificar parte do aumento de desempregados sem receberem subsídio estão as sucessivas alterações nos critérios de acesso e de manutenção do subsídio de desemprego.

Os dados da Segurança Social mostram, ainda, que o valor médio do subsídio de desemprego em janeiro foi de 486,20 euros, o que representa uma descida superior a dez euros em relação a dezembro do ano passado. Contudo, comparando com o período homólogo, o valor de 2019 é superior em 4,62 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase metade dos desempregados não recebem subsídio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião