Uber traz 750 bicicletas elétricas para Lisboa. É a primeira cidade europeia com o serviço completo

O serviço de bicicletas da Uber vai cobrir 90% da cidade. Não têm de ser estacionadas em docas, mas sim em locais autorizados. As viagens vão custar 0,15 euros por minuto.

Apresentação da nova plataforma de bicicletas partilhadas UBER Jump - 28FEV19
As bicicletas Jump estreiam-se nas ruas de Lisboa.Hugo Amaral/ECO

“Lisboa tem mais uma opção para chegar onde quer”, anuncia a Uber, ao lançar o serviço de bicicletas partilhadas da Jump na capital portuguesa, tal como o ECO avançou esta quarta-feira. Serão 750 bicicletas elétricas que estarão disponíveis para utilizar, 24 horas por dia, algumas já a partir desta quinta-feira. Lisboa é a primeira cidade europeia onde o serviço está disponível por completo.

Para começar a andar basta abrir a aplicação da Uber e escolher “Pedalar”. Depois tem de encontrar uma bicicleta no mapa, reservá-la e desbloquear com um código que será mostrado na aplicação. Quando terminar a viagem, encontra um local autorizado para deixar a bicicleta, fecha o cadeado e encerra a sessão na aplicação. As bicicletas deverão ser deixadas nos sítios de estacionamento adequados, sendo que estão sujeitas ao código da estrada, como explica Miguel Gaspar, vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, na apresentação do serviço.

Atualmente, a cidade lisboeta tem 3.000 lugares de estacionamento para bicicletas, número que a CML quer aumentar em quatro mil, para totalizar os sete mil lugares. Respondendo às críticas de que estão a roubar espaço para os carros, o vereador aponta que “um lugar de estacionamento na via pública para carros serve três ou quatro pessoas, para bicicletas serve 30 pessoas por dia”.

Existem em Lisboa zonas vermelhas, que se localizam no Bairro Alto e perto do Castelo, onde não se pode acabar uma viagem nessa zona, “porque é mais sensível do ponto de vista do espaço público”, indica Miguel Gaspar, devido à tipografia, pavimento e passagem do elétrico, por exemplo. As bicicletas da Jump chegam a 90% do município.

As viagens vão custar 0,15 euros por minuto, e não têm custo de desbloqueamento. Para celebrar o lançamento, a Uber oferece dez dias de viagens gratuitas para a experiência deste produto, com um máximo de duas viagens até 20 minutos. Vai ainda distribuir capacetes gratuitos para promover a segurança entre os utilizadores.

Lisboa serve como “ponto de entrada no mercado europeu”, diz Ryan Rzepecki, CEO e cofundador da Jump. A Uber adquiriu a Jump no ano passado e, apesar de o serviço já estar disponível em Berlim, é na capital que o produto é oferecido na sua totalidade. O cofundador garante que existe um plano de expansão na Europa, e anuncia que o serviço vai chegar a “mais cidades europeias na primavera”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber traz 750 bicicletas elétricas para Lisboa. É a primeira cidade europeia com o serviço completo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião