Bicicletas da Uber chegam a Lisboa

A Uber vai anunciar o lançamento das bicicletas partilhadas Jump à cidade de Lisboa, apurou o ECO junto de fontes do mercado. O novo serviço vai ser apresentado na Pousada de Lisboa esta quinta-feira.

Lisboa será uma das primeiras cidades europeias a receber as bicicletas elétricas Jump, da Uber.Paul Wasneski, via Flickr

A Uber Portugal vai anunciar a chegada do serviço de bicicletas partilhadas Jump a Lisboa, confirmou o ECO junto de fontes do mercado. A apresentação do serviço decorrerá esta quinta-feira na Pousada de Lisboa, pelas 14h. O evento contará com a presença do vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar.

Oficialmente, a Uber não comenta a informação. Mas a funcionalidade já está disponível na aplicação da plataforma: há um botão no topo do ecrã que permite escolher entre “Viajar” ou “Pedalar”. Selecionando a segunda opção, ainda não aparece qualquer bicicleta disponível no mapa da capital. Mas isso vai mudar já esta quinta-feira.

O serviço vai ser prestado pela Jump Bikes, uma empresa adquirida pela Uber em abril do ano passado. As características bicicletas vermelhas são elétricas e já estão disponíveis em várias cidades dos EUA. Na Europa, o serviço ainda só está disponível em Berlim, capital da Alemanha.

A capital portuguesa vai estar, assim, entre as primeiras cidades europeias a receber este novo negócio da empresa norte-americana. Noutros mercados, as bicicletas elétricas da Jump não precisam de docas de estacionamento e podem ser deixadas pelos utilizadores em qualquer lugar, à semelhança do novo fenómeno das trotinetas elétricas partilhadas.

Mas não é certo que o serviço funcione da mesma forma em Lisboa. O serviço concorrente Gira, operado pela empresa pública Emel, tem instalado dezenas de docas de estacionamento de bicicletas elétricas em diversas zonas da cidade.

De qualquer forma, tudo isso serão informações que a Uber deverá revelar e explicar no evento marcado para esta quinta-feira. O convite foi enviado aos meios de comunicação social na terça-feira. No e-mail, só surge a indicação de que se trata de “um evento de mobilidade”.

Os utilizadores já podem escolher entre a opção “Viajar” e “Pedalar” na aplicação da Uber em Portugal.

A chegada da Jump Bikes a Lisboa vem confirmar uma notícia avançada pelo ECO em meados de janeiro. Nessa altura, a empresa recorreu à rede social LinkedIn para tentar encontrar um diretor-geral para a Jump Bikes em Lisboa.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bicicletas da Uber chegam a Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião