Mota-Engil multiplica lucros por 12. Volta aos dividendos

A construtora encerrou 2018 com lucros de 24 milhões de euros. Vai voltar a pagar dividendos, sendo o mínimo a distribuir de 50% dos resultados líquidos obtidos.

A Mota-Engil aumentou exponencialmente os lucros. Multiplicou por 12 o valor obtido em 2017, chegando aos 24 milhões de euros, num ano em que as receitas dispararam para recorde. Perante estes resultados, a empresa revela que vai voltar a pagar dividendos aos seus acionistas.

Depois de ter apresentado resultados líquidos de apenas dois milhões em 2017, a construtora elevou os lucros para 24 milhões no ano passado. Parte deste valor será distribuído pelos investidores. Apesar de não apresentar um valor, a construtora revela que entregará entre 50% e 75% dos lucros.

O EBITDA continua a aumentar, tendo crescido 11%, para 409 milhões de euros, isto num ano em que as receitas cresceram 12% para um valor recorde. O volume de negócios da empresa liderada por Gonçalo Moura Martins ascendeu a 2.818 milhões de euros.

A América Latina gerou maior parte das receitas da empresa, crescendo acima das restantes geografias. Contudo, a Mota-Engil destaca, no comunicado enviado à CMVM, que “o segundo semestre do negócio em África revelou um forte crescimento, uma tendência que deverá continuar em 2019”.

A carteira de encomendas da Mota-Engil está em 5,5 mil milhões de euros, devendo manter-se “acima do patamar dos 5 mil milhões este ano”, refere a empresa.

Com o investimento a ascender a 287 milhões de euros, a dívida líquida da Mota-Engil aumentou. Terminou o ano em 953 milhões de euros, representando 2,3 vezes o EBITDA gerado. O custo médio da dívida encolheu de 5,6% para 5%.

(Notícia atualizada às 8h06 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil multiplica lucros por 12. Volta aos dividendos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião