Volvo vai travar por si. Carros terão limite de 180 km/h

  • ECO
  • 4 Março 2019

Com o objetivo de acabar com as mortes nas estradas, a fabricante sueca vai impor um limite de 180 km/h nos seus veículos, superior aos 212 km/h impostos atualmente.

A fabricante de automóveis sueca vai pôr o pé no travão por si. Decidida a cumprir com a promessa de acabar com as mortes de passageiros até 2020, a Volvo vai limitar a velocidade dos seus automóveis em 180 km/h, um valor abaixo do estipulado anteriormente, adianta a Reuters (conteúdo em inglês). Embora admita que esta é uma medida que não agradará a todos, a marca acredita que, ainda assim, atrairá mais clientes.

A meta é clara: zero mortes ou feridos graves até 2020. O limite de 212 km/h, atualmente em vigor no principal SUV da Volvo, vai tornar-se ainda mais reduzido. “Percebemos que para fechar a lacuna, precisamos de nos concentrar mais nos fatores humanos”, disse Hakan Samuelsson, presidente-executivo da empresa sueca, à Reuters, na véspera do Salão do Automóvel de Genebra.

Samuelsson admitiu ainda que este limite poderá arrancar em mercados como o da Alemanha, onde os condutores conduzem normalmente a 200 km/h ou mais. “Acredito que os clientes da Volvo na Alemanha vão perceber que estamos a fazer algo pela segurança”, rematou.

Para isso, a marca tenciona aplicar tecnologia nos automóveis, através da instalação de câmaras que monitorizam o estado do motorista e a sua atenção, de modo a evitar que os condutores conduzam enquanto estão distraídos ou embriagados, as duas principais causas de acidentes, explicou Samuelsson. Além disso, os planos passam também por impor limites para diminuir a velocidade em zonas mais sensíveis, como na proximidade de escolas.

Estes limites de velocidade fazem parte de uma estratégia da Volvo, “Visão 2020”, em que a fabricante sueca se comprometeu a acabar com o número de mortes nas estradas nos seus veículos. “Não podemos agradar a todos, mas pensamos que vamos atrair novos clientes”, afirmou o CEO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volvo vai travar por si. Carros terão limite de 180 km/h

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião