Volvo vende mais carros em 2017. Lucros sobem 27,7%

  • Lusa
  • 8 Fevereiro 2018

A fabricante automóvel sueca anunciou vendas recorde em 2017, com mais de 500 mil carros vendidos. O CEO da empresa considerou que o negócio “mudou muito desde 2010”.

A Volvo vendeu 571.577 unidades em 2017, mais 7% que em 2016, e registou um lucro operacional de cerca de 1,43 mil milhões de euros, superior em 27,7% ao do ano anterior, anunciou esta quinta-feira a empresa.

A fabricante automóvel sueca alcançou no exercício fiscal de 2017 um lucro operacional de 14,1 mil milhões de coroas suecas (cerca de 1,43 mil milhões de euros) e vendeu em todo o mundo 571.577 unidades, o que constituiu um “recorde histórico”, salienta em comunicado.

A receita líquida da Volvo Cars cresceu 16,6%, passando de 180,9 mil milhões de coroas suecas (cerca de 18,35 mil milhões de euros) para 210,9 mil milhões de coroas suecas (aproximadamente 21,39 mil milhões de euros). A margem de lucro operacional, por sua vez, também cresceu de 6,1% em 2016 para 6,7% em 2017.

Estes resultados reforçam a transformação financeira e operacional que a Volvo Cars levou a cabo nos últimos anos e que têm vindo a preparar a empresa para uma próxima fase crescimento. O presidente executivo da Volvo Cars, Håkan Samuelsson, explicou que o negócio do fabricante automóvel sueco “mudou muito desde 2010”.

E prosseguiu: “Estamos agora preparados para uma nova fase de crescimento global sustentado. Estamos a investir a todos os níveis e temos estratégias bem definidas em matérias de eletrificação, condução autónoma e conectividade”. No ano da comemoração dos seus 90.º aniversário, a empresa sueca refere que lançou novos modelos, desenvolveu novas parceiras em áreas-chave e foi a primeira das marcas automóveis a revelar uma estratégia de eletrificação global.

Em julho, a Volvo Cars informou que que a eletrificação estaria no centro das suas operações futuras, tendo declarado que, a partir de 2019, cada novo modelo iria ter uma motorização elétrica. Este compromisso reforçado com a eletrificação englobou também a Polestar, uma nova marca independente pertencente ao Volvo Car Group e exclusivamente dedicada à componente elétrica.

Foi ainda anunciada uma colaboração com a Geely Holding para a criação de uma parceria destinada a produzir economias de escala no setor tecnológico e a aquisição de 30% da marca automóvel LYNK & CO com a qual será partilhada a plataforma CMA – Compact Modular Architecture.

Em 2017 foi também assinado um acordo com a Uber que prevê a aquisição entre 2019 e 2021, de dezenas de milhares de automóveis com tecnologia de condução autónoma.

A Volvo anunciou ainda a abertura de uma nova fábrica nos Estados Unidos, sendo que esta nova unidade produzirá o novo S60 e a nova geração XC90. O investimento envolvido nesta fábrica ascende a 1.100 milhões de dólares (899 milhões de euros) e empregará 4.000 trabalhadores.

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