Direto Centeno: “Novo Banco está mais seguro porque tem este mecanismo”

Ministro das Finanças é o primeiro a ser ouvido no Parlamento por causa do Novo Banco. Em causa estão os prejuízos de milhares de milhões de euros, que vai obrigar o Estado a intervir financeiramente.

Mário Centeno, ministro das Finanças, é ouvido na comissão do orçamento, finanças e modernização administrativa, por causa do Novo Banco. Na semana passada, a instituição apresentou prejuízos de 1.400 milhões de euros e anunciou que vai pedir uma compensação financeira de 1.149 milhões de euros ao Fundo de Resolução. A dimensão dos prejuízos e do pedido deixou a Ministério das Finanças em alerta, pedindo de imediato uma auditoria aos créditos tóxicos do banco. E os outros partidos atribuem a culpa ao Governo, porque foi quem decidiu a venda de 75% ao Lone Star e a garantia de 3,9 mil milhões que o Novo Banco vem usando para cobrir as perdas.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Centeno: “Novo Banco está mais seguro porque tem este mecanismo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião