Se quer comprar um elétrico, já pode pedir o cheque ao Estado

O Governo deu "luz verde" aos cheques para a compra de veículos amigos do ambiente. As candidaturas ao cheque para os elétricos estão abertas, mas é preciso ser rápido. Apoio chega aos 3.000 euros.

Quer um elétrico? Se estava à espera do apoio do Estado para trocar a gasolina e o gasóleo pelos carregadores de bateria, não vai ter de esperar mais. Já foi publicado em Diário da República o regulamento que define o Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões para este ano. Há cheques, mas são limitados.

Invocando a necessidade de dar “continuidade à implementação de medidas de aceleração da apropriação de energias de tração alternativas e ambientalmente mais favoráveis, como a tração 100% elétrica, dado o seu claro contributo para a melhoria da qualidade do ar, redução de ruído e descarbonização”, o Governo reforçou o incentivo para os veículos elétricos.

Além da manutenção de um incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões, este é agora “extensível a motociclos de duas rodas e ciclomotores elétricos e a bicicletas elétricas, financiado pelo Fundo Ambiental”. Para haver esse financiamento, faltava o regulamento que chegou agora.

Quem pretender, pode candidatar-se ao cheque através deste link. Vai aceder a um formulário de candidatura para ficar elegível à atribuição de incentivos de até 3.000 euros na compra de um automóvel 100% elétrico, até 400 euros no caso da compra de um motociclo e de 250 euros para as bicicletas.

“Após submissão, as candidaturas ficam a aguardar validação”, explica o Fundo Ambiental. “Após a validação da candidatura é sempre enviado um e-mail ao candidato, independentemente do resultado da mesma“, acrescenta no seu site o fundo responsável pela atribuição destes cheques.

Os interessados devem apressar-se no preenchimento do formulário. É que só existem 1.000 cheques tanto para automóveis como bicicletas, havendo 250 para os motociclos. No caso dos automóveis, o cheque poderá desaparecer rapidamente tendo em conta o forte crescimento das vendas. Em menos de dois meses, os portugueses compraram já mais de mil veículos totalmente elétricos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Se quer comprar um elétrico, já pode pedir o cheque ao Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião