Preço dos passes de transportes no Algarve pode baixar 50%

  • ECO
  • 9 Março 2019

No próximo ano, a Comunidade Municipal do Algarve quer apresentar um passe intermodal, como acontece em Lisboa. O plano final deverá ser apresentado às empresas transportadores até ao dia 15 de março.

Não é só em Lisboa que os passes vão ficar mais baratos. Já no próximo ano, no Algarve, os utilizadores de transportes públicos poderão vir a ter uma redução de 50% no valor dos passes, uma alteração que está a ser pensada pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal), avança o Público (acesso condicionado). A proposta já foi aprovada por unanimidade e faz parte de um pacote de ajuda financeira de 924 mil euros.

Devido à falta de consenso entre os operadores de transportes públicos no Algarve, as câmaras de Lagos, Portimão, Loulé e Faro criaram as suas próprias redes de transportes urbanos. Entretanto, a Comunidade Intermunicipal assumiu o papel de autoridade regional, mas ainda não conseguiu pôr em prática um plano que conjugue o interesse público com o negócio das transportadoras.

Mas, esta sexta-feira, a Amal aprovou por unanimidade uma proposta que vai repartir um pacote de ajuda financeira de 924 mil euros: 40% para a rodovia, 40% para a ferrovia e 20% para a captação de novos utilizadores. O Programa de Apoio à Redução do Tarifário nos Transportes Públicos (PART), que conta com dinheiro do Fundo Ambiental, pretende estimular a criação de novos sistemas de mobilidade e tentar que cada vez mais cidadãos troquem o transporte individual pelo coletivo.

Inicialmente o PART aplicava-se apenas às Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, mas acabou por ser alargado a todas as regiões. Da parte da Amal, a vontade é apresentar, no próximo ano, uma proposta para que o Algarve tenha um passe intermodal, como acontece em Lisboa. O plano final deverá ser apresentado às empresas transportadores até ao dia 15 de março e, nesta primeira fase, são privilegiadas as carreiras intermunicípios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço dos passes de transportes no Algarve pode baixar 50%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião