Novos passes de Lisboa começam a ser vendidos a 26 de março

  • ECO
  • 4 Março 2019

O passe que cobre toda a região de Lisboa vai custar 40 euros e será válido, não por 30 dias seguidos (como acontece atualmente), mas sim de mês a mês.

O novo tarifário para os passes sociais, anunciado durante a elaboração do Orçamento do Estado para 2019 (OE 2019), deverá entrar, finalmente, em vigor no próximo dia 26 de março. O passe para toda a região vai custar 40 euros e será válido mês a mês e não como acontece agora, por 30 dias seguidos, avança a TSF (acesso livre).

De acordo com o primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Carlos Humberto de Carvalho, a passagem para o novo “Navegante” está a ser feita sem preocupações para os utentes. “Quando as pessoas vão carregar [o passe], carregam já o novo título”, explica.

Além disso, os tradicionais meios de carregamento vão continuar a funcionar. “As pessoas vão ao Multibanco e carregam, vão à bilheteira e carregam… É neste sentido que estamos a trabalhar para que esta transição se faça com a mínima conflitualidade possível”, acrescenta Carlos Humberto de Carvalho.

A única questão que ainda está pendente tem a ver com a transição do título de transporte para as pessoas que compram em março e terminam o passe, por exemplo, a meio de abril. “Já temos solução apontada mas queremos validá-la em definitivo”, avança o primeiro-secretário da AML, garantindo que haverá uma solução para o mês de transição.

“Nos passes bases temos 770 em funcionamento. Vamos reduzir no máximo dos máximos para 70, porquê? Os passes principais são o Metropolitano a 40 euros que dá para toda a região metropolitana de Lisboa e o passe municipal com o nome do respetivo concelho a 30 euros que dá para circular no respetivo concelho“, explica. “Vai haver o passe 12 anos, que não tem custo, e serve para as crianças até atingirem os 13 anos. E estamos a estudar uma solução ou outra para acrescentar a estes cinco passes”, continua.

Já os descontos sociais, do passe 4-18 e do sub-23, vão ser mantidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novos passes de Lisboa começam a ser vendidos a 26 de março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião