Galp e BCP animam Lisboa. Altri dispara mais de 8% com subida dos lucros

As bolsas europeias abriram em alta, à exceção do índice britânico, que permanece pouco alterado face à sessão anterior. Em Lisboa, o destaque vai para a Altri: avança mais de 8%.

A bolsa de Lisboa está a prolongar os ganhos registados esta quarta-feira, suportada na valorização das empresas do setor energético e da banca. O melhor desempenho é registado pela papeleira Altri, que sobe mais de 8% depois de ter revelado que os lucros mais do que duplicaram em 2018. A praça portuguesa acompanha, desta forma, a tendência positiva verificada na generalidade das bolsas europeias.

No rescaldo do chumbo ao Brexit sem acordo por parte dos deputados britânicos, a praça de Londres abriu inalterada, refletindo a incerteza em torno da saída do país da União Europeia (UE). Nas restantes bolsas, o sentimento é predominantemente positivo: enquanto o Stoxx 600 sobe 0,2%, o índice português PSI-20 valoriza 0,56%, para 5.235,54 pontos.

A puxar pela bolsa nacional está a valorização expressiva dos títulos da Galp Energia. Um dia depois de a Amorim Energia ter revelado aquela que será a nova composição do board, a petrolífera sobe 1,20% em bolsa. Os títulos estão a cotar em 14,725 euros, uma valorização explicada com a recuperação dos preços do petróleo.

O Brent, referência para as importações nacionais, atingiu o valor máximo dos últimos quatro meses. O preço do barril avança 0,70% em Londres, para 68,02 dólares. A subida resulta dos cortes implementados pela OPEP, mas também pelas sanções à Venezuela e ao Irão.

Noutro setor, o da banca, o BCP impõe-se como outra das cotadas a contribuírem de forma expressiva para a subida. A empresa liderada por Miguel Maya soma 1,01%, para 23,05 cêntimos.

Mas o grande destaque da sessão é a Altri. A papeleira abriu a sessão com um disparo de 6%, momentos após a abertura, um dia depois de ter apresentado lucros anuais de 195 milhões de euros, mais do dobro do resultado conseguido em 2017. As ações aceleraram durante a manhã e sobem agora 8,10%, para 7,74 euros.

Evolução das ações da Altri na bolsa de Lisboa

No índice PSI Geral, destaque ainda para as ações da Impresa. Os títulos da dona da SIC estão a subir 5,48%, para 29,85 cêntimos, ainda beneficiando dos resultados positivos em termos de audiências, após a contratação da apresentadora Cristina Ferreira à concorrente Media Capital, dona da TVI. Desde o início do ano, as ações da empresa liderada por Francisco Pedro Balsemão mais do que duplicaram o valor, estando a cotar em máximos de meados de fevereiro.

Nota final, e negativa, para outra empresa do mesmo setor. A Cofina está a derrapar 1,82%, para 64,60 cêntimos. Apesar da subida de 31% dos lucros anunciada esta quarta-feira, com o resultado líquido a cifrar-se em 6,6 milhões de euros, a dona do jornal Correio da Manhã perdeu receitas, nomeadamente com a circulação e com a publicidade.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp e BCP animam Lisboa. Altri dispara mais de 8% com subida dos lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião