Novas regras dos passes sociais serão “uma bomba eleitoral”, afirma Marques Mendes

O comentador da SIC diz que as novas regras que baixam o preço dos passes sociais são "justas e necessárias”, mas é a medida “com efeitos mais eleitorais dos últimos 25 anos”.

As novas regras dos passes sociais — que vão limitar a 30 euros (para deslocações dentro do mesmo município) ou a 40 euros (deslocações entre concelhos) o valor pago por pessoa ou 80 euros por família — são “uma bomba eleitoral. É a medida com efeitos mais eleitorais dos últimos 25 anos. A dois meses de eleições europeias e a seis meses das legislativas, é eleitoralismo”.

Para o comentador da SIC, é uma medida sobretudo para Lisboa e Porto: “Todos os portugueses pagam. Mas há muitos municípios do interior que não terão benefício nenhum e também pagam. O interior fica a ver navios. Para os grandes centros urbanos, onde há os votos, há dinheiro”.

Marques Mendes afirma que as novas regras são, “de facto, uma revolução”. Apesar das críticas ao timing da medida, a meses de eleições, Mendes diz que é “justa, necessária e vai na boa direção. Mas tem um eleitoralismo à solta”, remata.

No seu comentário dominical na SIC, Marques Mendes mostrou algumas contas sobre o nível de poupança que será possível atingir.

Por exemplo, quem faz o percurso de Setúbal para Lisboa, tenha mais de 65 anos e use três meios de transportes — Fertagus, Metro e Carris — antes pagava 120,8 euros e vai passar a pagar 20 euros. Ou seja, haverá uma poupança mensal de 100 euros. Para o mesmo percurso, mas para um casal que pagava 322,3 euros, vai passar a pagar 80 euros.

Se um utente faz, por exemplo, o percurso Sintra-Lisboa, e utiliza só o comboio, paga atualmente 49,10 euros e passará a pagar 40 euros, ou seja, terá uma poupança mensal de 9,10 euros.

(Notícia atualizada às 21h03)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novas regras dos passes sociais serão “uma bomba eleitoral”, afirma Marques Mendes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião