Consultas médicas por videochamada vão ser realidade em hospitais públicos e centros de saúde

  • ECO
  • 19 Março 2019

A nova funcionalidade será incluída na app MySNS Carteira, que conta atualmente com 300 mil utilizadores. Projeto vai arrancar até ao final do primeiro semestre.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) querem lançar uma aplicação de telemóvel que permitirá a realização de consultas médias através de videochamada. A nova ferramenta tecnológica será testada até ao final de junho e o presidente dos SPMS, Henrique Martins, diz, em entrevista à TSF (acesso livre), que pretende que seja generalizada a todo o país já no próximo ano.

A app MySNS Carteira já existe, contando com 300 mil utilizadores, e irá ganhar esta nova funcionalidade. Os utentes poderão, à distância, ter uma consulta com um médico do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O presidente dos SPMS explicou à TSF que é comum que médicos forneçam o contacto de telemóvel aos doentes, mas considera que “a imagem faz muita diferença”.

“Ter a possibilidade de ver o doente, mesmo à distância, ajuda muito”, afirmou Henrique Martins. “Claro que não se pode resolver tudo pois há muita coisa que não deve ser tratada por telesaúde, mas muitas dúvidas podem ser resolvidas por videochamada, com uma interação em que vejo o rosto do doente, uma mancha na pele, uma úlcera, um olho vermelho… Estamos a dar ferramentas aos profissionais de saúde para melhor acompanharem o doente”.

Ainda está por decidir se o projeto-piloto irá arrancar em Lisboa ou no Porto, mas a meta é até ao final do primeiro semestre. O anúncio do projeto foi feito no dia em que começa a maior cimeira nacional de tecnologia e saúde, sobre a qual o presidente dos SPMS referiu que a telemedicina ou telesaúde será um dos temas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consultas médicas por videochamada vão ser realidade em hospitais públicos e centros de saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião