Depois de dois anos nos Estados Unidos, camiões da Uber aceleram rumo à Europa

O Uber Freight faz a ligação entre as empresas que querem transportar qualquer mercadoria e os proprietários de camiões que estão dispostos a levá-la ao seu destino.

A Uber está a preparar-se para aumentar a sua presença no continente europeu. A diferença é que, desta vez, não é através do seu mais conhecido serviço de transporte particular, que faz concorrência aos táxis, mas sim com o seu serviço de camiões. De acordo com o El País (acesso livre, conteúdo em espanhol), a empresa norte-americana anunciou que vai expandir a sua aplicação Uber Freight para a Europa.

Este serviço põe em contacto empresas que procuram transportar qualquer mercadoria e proprietários de camiões dispostos a levá-las ao seu destino. A app, que já está há mais de dois anos a funcionar nos Estados Unidos da América (EUA), vai, agora, entrar em funcionamento também no Velho Continente.

“O objetivo é estabelecer um preço final antes da contratação, oferecer pagamentos rápidos e criar a oportunidade de reservar um envio de carga à distância de apenas um clique”, explica a empresa. Ao mesmo tempo, a Uber pretende ampliar a sua rede de transportadores “fiáveis”, enquanto o cliente controla em tempo real o estado da sua carga.

Ainda que não tenham sido anunciadas datas de lançamento do serviço, nem especificados todos os países que vão ter a aplicação, a Uber já disse que a Holanda será o primeiro ponto europeu a contar com este serviço para os camiões e cargas. Algo que deverá acontecer já “nas próximas semanas”. A partir daí, o objetivo da empresa é expandir o serviço a outros países europeus, “num futuro próximo”.

Para a Uber, a logística é uma parte fundamental da economia europeia, sobretudo num momento em que o mercado europeu de camiões de carga move milhares de milhões de euros todos os anos. Já a Europa é um dos principais utilizadores deste tipo de serviço, atrás da China e dos Estados Unidos.

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