Governo nomeou primo de Carlos César para administração da NAV

  • ECO
  • 8 Abril 2019

A nomeação do primo do líder do PS para a Navegação Aérea de Portugal foi proposta por dois ministros e ratificada pelo primeiro-ministro, em 2016. Carlos César diz que é primo "em 5.º grau".

O primo do líder do PS, Carlos César, foi nomeado pelo Governo para a administração da empresa pública Navegação Aérea de Portugal (NAV), em julho de 2016. O nome foi proposto pelos ministros das Finanças e do Planeamento e das Infraestruturas, Mário Centeno e, na altura, Pedro Marques, respetivamente, e ratificado por António Costa.

Francisco César Ramos Fernandes Gil tem um ordenado bruto de 4.578,20 euros por mês, recebe 1.831,27 euros em despesas de representação e 778 euros para renting de carro, escreve a Sábado (acesso livre). A estes valores acrescem ainda 824 euros por ano de seguro de acidentes, material escolar e complemento de abono de família.

O primo de Carlos César, que utiliza como nome profissional Francisco Fernandes Gil, passou pela administração do grupo Sata como vogal, e foi diretor executivo e presidente da Associação de Turismo dos Açores, ambas entidades públicas. No seu currículo consta também a passagem pelo setor privado, em várias operadoras de telecomunicações, como consultor.

Carlos César, no final desta segunda-feira, reagiu à notícia, sublinhando que Francisco Gil é seu primo “em quinto grau”. “Esclareço que, de acordo com o que me lembro sobre contagens de linha de parentesco, o Dr. Francisco Gil é meu parente em 5.º grau(!) e, tanto quanto interessa também à verdade, nada tive nem tenho a ver com a sua condição profissional, ou com essa ou qualquer outra sua nomeação, nem atual nem passada, pelo que a notícia, como muitas outras, é falsa e insidiosa. Os seus autores numa coisa têm razão: é mais fácil caluniar do que alguém se defender da calúnia”, escreveu o líder do PS, numa nota enviada às redações.

No final do mês passado, em resposta a declarações de algumas personalidades, como Catarina Martins, sobre as relações familiares no Governo, o líder parlamentar socialista reiterou que é “natural” que, “em determinadas famílias onde essa vocação e essa proximidade se multiplicam, as pessoas tenham um empenhamento cívico similar”.

(Notícia atualizada às 21h24 com a reação de Carlos César)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo nomeou primo de Carlos César para administração da NAV

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião