Theresa May viaja a Berlim para negociar Brexit com Angela Merkel

O objetivo do encontro desta terça-feira é tentar resolver o impasse em que se encontra o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

A primeira-ministra britânica vai visitar a chanceler alemã Angela Merkel em Berlim esta terça-feira. O objetivo do encontro é tentar resolver o impasse em torno da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), avança a agência Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês), com base no anúncio feito por Steffen Seibert, um porta-voz do Executivo alemão.

Até agora, a dirigente alemã tem tido posições conciliadoras nas cimeiras europeias e estará mais inclinada para aceitar o mais recente pedido de May, que estabelece o dia 30 de junho como o dia D. Já o presidente francês, pelo contrário, está contra uma extensão do Artigo 50.º, sem que haja uma estratégia clara e definida, “credível e com apoio político”, disse Emmanuel Macron, acrescentando que União Europeia não pode ficar “para sempre refém de uma crise política no Reino Unido”.

A reunião entre as governantes tem início ao meio dia (11h00 em Portugal) e decorre apenas um dia antes de um Conselho Europeu que vai avaliar o pedido de adiamento do Brexit feito por Theresa May. Recorde-se que a governante voltou a pedir, na semana passada, um adiamento do prazo do Brexit para o final do mês de junho. Em Bruxelas, os Estados-membros deverão tomar uma decisão final na quarta-feira.

Para já, segundo fonte oficial da UE, sabe-se que Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, defende uma longa extensão do Brexit, que arrasta a concretização da saída do Reino Unido da UE para março de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Theresa May viaja a Berlim para negociar Brexit com Angela Merkel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião