Risco da dívida portuguesa em mínimos de 11 meses

O spread entre o juro de Portugal a dez anos e o alemão caiu para o nível mais baixo desde maio de 2018. Na dívida a quatro anos, a yield é já negativa.

Há quase um ano que os investidores não estavam tão confiantes sobre Portugal. O risco-país, medido através do spread entre o juro da dívida portuguesa a dez anos e da alemã com o mesmo prazo, caiu esta sexta-feira para mínimos de 11 meses. Já a yield das Obrigações do Tesouro (OT) a quatro anos negoceiam desde esta quinta-feira em terreno negativo, o que nunca tinha acontecido.

A yield dos títulos benchmark portugueses avança 1,7 pontos base para 1,149% em mercado secundário, em linha com a tendência europeia de subidas ligeiras nos juros da dívida. Ainda assim, continua próxima dos mínimos históricos tocados na última sessão: 1,124%.

Nas últimas semanas, Portugal tem renovado mínimos históricos nos juros da dívida não só no mercado secundário como nas emissões de nova dívida. Ainda na quarta-feira, o Tesouro conseguiu 600 milhões de euros em OT a dez anos num leilão duplo, em que pagou a taxa mais baixa de sempre, de apenas 1,143%. Além das subidas no rating do país, incluindo na sexta-feira do outlook pela DBRS, o país tem beneficiado da política expansionista do Banco Central Europeu (BCE).

Portugal continua a beneficiar da descida que as taxas da dívida soberana europeia têm tido, com as taxas a 10 anos da dívida soberana alemã em terreno ligeiramente negativo“, explicou na altura Filipe Silva, diretor da gestão de ativos do Banco Carregosa. “Continuamos a tirar partido da política que tem vindo a ser levada pelo BCE de manter as taxas de juro baixas, com vista a poderem estimular mais a economia e levarem a inflação para o objetivo dos 2%”.

O juro das Bunds alemãs a dez anos avançam esta sexta-feira 4,6 pontos base para 0,037%. O spread entre a yield pedida pelos investidores a Portugal e à Alemanha caiu, assim, para 110 pontos base, o valor mais baixo desde 15 de maio de 2018. Já face a Espanha (cujo juro está em 1,028%), o spread está em apenas 10,6 pontos base, depois de se ter situado em sete pontos, no mês passado.

A tendência de queda nos juros portugueses não é só nos títulos a dez anos. As OT a quatro anos negoceia esta sexta-feira em -0,026% depois de ter entrado pela primeira vez em terreno negativo na última sessão. A cinco anos, os títulos aproximam-se também de zero, negociando em apenas 0,11%.

Risco-país continua a cair

Fonte: Reuters

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Risco da dívida portuguesa em mínimos de 11 meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião