Supremo Tribunal da Venezuela ordena prisão de Leopoldo López

  • ECO
  • 2 Maio 2019

Leopoldo López e a família encontram-se refugiados na embaixada de Espanha em Caracas. Ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol diz que López é "convidado" da embaixada.

O Supremo Tribunal de Justiça ordenou esta quinta-feira a detenção de Leopoldo López, opositor do regime de Maduro que estava em prisão domiciliária, noticia a Associated Press e o Washington Post (acesso condicionado).

López apareceu nas ruas de Caracas esta terça-feira, ao lado de Juan Guaidó, manifestando o seu apoio ao líder da oposição venezuelana na autodenominada “Operação Liberdade”, operação lançada para tentar derrubar o regime chavista. Contudo, e sem o apoio inequívoco dos militares, a operação acabou por não ter sucesso — pelo menos no imediato.

Leopoldo López foi preso em 2014, depois de liderar uma série de manifestações anti-Maduro, tendo passado para prisão domiciliária há dois anos.

Após ter aparecido ao lado de Guaidó, e dado o insucesso da “Operação Liberdade”, López refugiou-se com a família na embaixada do Chile, tendo depois mudado para a representação diplomática espanhola.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros interino de Espanha disse esta quinta-feira de manhã que López se encontrava na embaixada de Espanha na Venezuela, como “convidado”, esclarecendo que pedidos de asilo político só podem ser feitos presencialmente em Espanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Supremo Tribunal da Venezuela ordena prisão de Leopoldo López

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião