Secretário de Estado dos EUA diz que ação militar é possível na Venezuela “se for necessária”

  • Lusa
  • 1 Maio 2019

Secretário de Estado norte-americano , Mike Pompeo, diz que Donald Trump "está pronto a fazer o que for preciso" para favorecer a transição política na Venezuela.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta quarta-feira que uma “ação militar” é “possível” se for “necessária” para favorecer a transição política na Venezuela.

“A ação militar é possível. Se for necessário, é o que os Estados Unidos farão“, afirmou Pompeo numa entrevista à estação de televisão norte-americana Fox.

“Nós preferíamos uma transição pacífica para o poder, com a saída de Maduro e a realização de novas eleições, mas o Presidente (Trump) deixou claro que, num certo momento, é preciso saber tomar decisões“, acrescentou Pompeo. “Ele está pronto a fazer o que for preciso”, disse ainda o secretário de Estado.

As autoridades norte-americanas reforçaram terça-feira as pressões sobre as chefias militares e figuras chave do regime para que apoiem o levantamento liderado pelo autoproclamado Presidente interino Juan Guaidó e responsabilizaram a Rússia e Cuba por Maduro se manter no poder.

Juan Guaidó desencadeou na madrugada de terça-feira um ato de força contra o regime de Nicolás Maduro, em que envolveu militares e para o qual apelou à adesão popular

O regime ripostou considerando que estava em curso uma tentativa de golpe de Estado. Não houve, durante o dia de terça-feira, progressos na situação, que continua dominada pelo regime.

Alguns utilizadores indicaram, ao longo do dia, que perderam o acesso a redes sociais (como o Twitter, o YouTube ou o Facebook), enquanto as comunicações telefónicas estiveram muitas vezes interrompidas.

Face à situação que se vive na Venezuela, o Governo português já indicou que, até ao início da noite de terça-feira em Portugal, não havia registo de problemas com a comunidade portuguesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Secretário de Estado dos EUA diz que ação militar é possível na Venezuela “se for necessária”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião