Alemanha cria autoestrada elétrica para reduzir emissões dos camiões

O governo alemão e a Siemens criaram uma autoestrada com linhas aéreas elétricas e um adaptador para camiões que permite reduzir as emissões de dióxido de carbono.

A imagem até pode parecer bizarra, mas promete vir a tornar-se ubíqua nas autoestradas alemãs. O governo está a investir no desenvolvimento de faixas de rodagem com linhas elétricas aéreas, assim como num adaptador elétrico para camiões, numa espécie de fusão entre a ferrovia e o transporte rodoviário de mercadorias.

Quando o tema é o meio ambiente, todas as soluções são poucas. É por isso que a Alemanha desembolsou cerca de 70 milhões de euros num projeto-piloto com a Siemens, para adaptar à rede elétrica os camiões tradicionalmente movidos a diesel. Do lado da empresa, a promessa é de poupanças em combustível na ordem dos 20.000 euros por cada 100.000 quilómetros de viagem.

Segundo a CNN, que divulgou a notícia, este é o primeiro teste deste género numa autoestrada pública alemã. Nesta primeira fase, foi instalada uma linha elétrica aérea ao longo de dez quilómetros de via, numa região perto do aeroporto de Frankfurt, permitindo aos camiões equipados com o dispositivo da Siemens circularem a energia elétrica a uma velocidade máxima de 90 quilómetros por hora. O sistema é semelhante ao dos comboios.

Quando concluem o troço eletrificado, os camiões adaptados voltam a circular normalmente, recorrendo ao diesel. Mas já existem planos para expandir esta infraestrutura inovadora a dois novos troços, de acordo com a estação norte-americana.

O transporte rodoviário de mercadorias é responsável por uma parte significativa de 15% das emissões mundiais de dióxido de carbono, um gás com efeito de estufa associado ao flagelo do aquecimento global. A expectativa do governo alemão e da Siemens é que este tipo de sistema possa ser facilmente escalado a mais vias na Alemanha, numa altura em que estão definidas metas ambiciosas para a redução das emissões, através do Acordo de Paris subscrito por mais de uma centena de países em 2015.

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