E vão oito sessões em queda. Lisboa segue Europa

O PSI-20 recua pela oitava sessão consecutiva, naquele que é o maior ciclo de quedas desde setembro. Mercados estão a ser penalizados pela guerra comercial entre os EUA e a China.

A bolsa de Lisboa está novamente no vermelho. O PSI-20 arrancou em queda pelo oitavo dia consecutivo, naquele que é o maior ciclo de perdas desde setembro. O índice português acompanha o sentimento negativo dos pares europeus que acusam os receios dos investidores face à guerra comercial entre os EUA e a China. Em Lisboa, o BCP destaca-se nas quedas.

O PSI-20 desvaloriza 0,24%, para os 5.187,77 pontos, com apenas cinco títulos em terreno positivo. O Stoxx 600, índice de referência europeu recua 0,7%, para mínimos de final de março. Esta nova sessão negativa acontece depois de Donald Trump ter vindo acusar a China de ter rompido as negociações, ameaçando com tarifas. E a China já disse que irá retaliar.

O BCP é o título que mais pesa no rumo do índice bolsista nacional. As suas ações recuam 1,01%, para os 24,58 cêntimos, no dia em que a instituição financeira liderada por Miguel Maya revela as contas do primeiro trimestre do ano, o que acontecerá após o fecho da sessão bolsita.

O CaixaBank BPI Research espera bons resultados, impulsionados pela evolução da carteira de obrigações durante o referido trimestre. O resultado líquido terá atingido os 114 milhões de euros, o que representa um aumento de 33% face ao mesmo trimestre do ano anterior e compara com os 44 milhões de euros registados no 4.º trimestre de 2018.

Mas são os títulos do setor do papel que mais perdas registam. As ações da Semapa deslizam 1,89%, para os 13,48 euros, enquanto as da Altri perdem 1,3%, para os 6,45 euros. De salientar que essas cotadas são muito dependentes das exportações, sendo assim das mais afetadas pelo novo crescendo da tensão comercial a nível global.

Nota negativa ainda para a Galp Energia, cujos títulos recuam 0,57%, para os 14,06 euros, num dia em que as cotações do petróleo recuam em torno de1% nos mercados internacionais.

Em alta, destaque para as ações da EDP Renováveis que somam 1,52%, para os 8,7 euros, encabelando os ganhos do PSI-20. Já a casa-mãe EDP vê os seus títulos ganharem 0,18%, para os 3,288 euros.

A Nos segue com uma alta muito ligeira, de 0,09% para os 5,86 euros, depois de ter revelado o balanço das suas contas do primeiro trimestre após o fecho da última sessão. A telecom registou até ao final de março lucros de 42,5 milhões de euros, um crescimento de 21,5% face ao mesmo período de 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E vão oito sessões em queda. Lisboa segue Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião