Não consegue ir às urnas a 26 de maio? Já se pode inscrever para votar antecipadamente nas Europeias

O voto antecipado foi alargado para todos os eleitores recenseados em solo nacional. Quem escolher esta opção tem de ir às urnas a 19 de maio, num dos 22 locais disponíveis.

Não vai conseguir marcar presença nas eleições europeias no dia 26 de maio? A partir desta quinta-feira pode inscrever-se para votar antecipadamente, numa mesa à sua escolha. Esta é uma hipótese que está aberta, pela primeira vez, a todos os eleitores recenseados no território nacional.

Até dia 16 de maio pode fazer o requerimento, no site ou por via postal. Quem o fizer, depois tem de se deslocar às urnas no dia 19 de maio, uma semana antes das eleições. Estão disponíveis 22 locais para exercer este direito, um em cada sede de distrito e em cada uma das ilhas das Regiões Autónomas.

O voto antecipado foi também disponibilizado para os doentes internados e para os reclusos, que tinham de fazer o requerimento até 6 de maio. Também os eleitores recenseados, que estão deslocados no estrangeiro e não podem marcar presença nas urnas portuguesas, podem registar-se para votar nas representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas das instituições públicas portuguesas.

As eleições para o Parlamento Europeu são habitualmente marcadas por um alto nível de abstenção em Portugal. Na última ida às urnas para as eleições europeias, em 2014, em Portugal a taxa de participação foi de 33,67%. Este valor situou-se abaixo da média europeia, de 42,54%.

Neste ano, só 17% dos portugueses dizem que é “extremamente provável” irem às urnas, de acordo com o Eurobarómetro publicado pelo Parlamento Europeu. Esta é a terceira percentagem mais baixa na União Europeia. Dos restantes entrevistados, 19% respondeu que é muito provável votarem nestas eleições, 15% moderadamente provável e 47% pouco provável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Não consegue ir às urnas a 26 de maio? Já se pode inscrever para votar antecipadamente nas Europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião